9 Dicas Para Evitar Cansaço ou Sono ao Dirigir


Dormir ao volante constitui cerca de 50% dos acidentes ocorridos nas estradas. O simples fato do motorista não assumir que está sonolento é um grande perigo. Muitas pessoas acham que podem andar mais um pouco e, com isso, o cansaço aumenta, assim como os riscos de um grave acidente. Para evitar que isso aconteça, nada melhor que concentração e planejamento. Veja abaixo as dicas que o Grupo Farrapos selecionou para você evitar o cansaço ao dirigir:

1. Durma bem antes de viajar. Se você está muito cansado, não há trânsito, música ou conversa que o fará ficar acordado ao volante ou, pelo menos, em estado de alerta como deveria. Evite ao máximo pegar a estrada cansado ou com sono!

2. Se sentir cansaço ou sono, faça uma parada em local seguro, estique as pernas para despertar e descanse. Neste intervalo, tomar uma xícara de café e lavar o rosto desperta e cai muito bem. Mas lembre-se: a cafeína ajuda na redução do sono, mas não proporciona descanso.

3. Para viagens rápidas, de até 4 horas de duração, faça pausas de 10 minutos a cada 150 km percorridos. Nas mais longas, pare a cada três horas em um posto ou outro estabelecimento para descansar.

4. Para viagens mais longas, alimente-se bem, com alimentos saudáveis. A digestão causa certa sonolência. Evite gorduras. Prefira frutas, verduras, cereais, peixes e legumes. Depois de se alimentar, espere uma meia hora antes de voltar a dirigir.

5. Nos feriados é preciso de atenção redobrada com os engarrafamentos nas estradas. Eles podem causar muito cansaço e estresse. Prepare-se emocionalmente para essas situações e tenha paciência. A cada duas horas ao volante, pare 15 minutos para hidratar-se com água ou suco de frutas.

6. Você está dirigindo seu carro e, de repente, o veículo sai da faixa, invade o acostamento ou a pista contrária. Daí você percebeu que pode cochilar a qualquer momento? Pare em um lugar seguro para descansar, até sentir que o sono passou!

7.Não faça uso de bebidas alcoólicas antes de dirigir.

8. Caso faça uso contínuo de medicamentos, verifique na bula se eles não causam sono. Dirigir, neste caso, pode ser muito perigoso.

9. No período da noite, a probabilidade de dormir ao volante é muito mais alta. Por isso, as viagens neste horário devem ser programadas para que o condutor tenha momentos de descanso.

Curiosidades

> Digitar no celular enquanto dirigimos aumenta 23 vezes o risco de acidente!

> Quando estiver a 100 km/h e algo acontecer, seu cérebro pode demorar até 30 metros para detectar o problema.

> Em apenas dois segundos de sonolência, um veículo a 130 km/h percorre sem controle 72 metros. É como se ninguém estivesse ao volante.

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
Assine
Tags

© 2016 por Grupo Farrapos.