Projeto de Logística Reversa de Eletroeletrônicos em SP Será Base Para Implantar Iniciativa no Brasi


Até outubro deste ano, São Paulo contará com um projeto inédito de logística reversa de resíduos eletroeletrônicos, chamado Descarte ON. A iniciativa é uma realização dos governos do Brasil e do Japão, com a participação de varejistas, cooperativas e associações do setor.

O objetivo é objetivo dar a destinação adequada aos REEE (logística reversa para Resíduos de Equipamentos Eletro-Eletrônicos), com a participação dos consumidores (pessoa física), varejo e indústria. Trata-se de uma iniciativa da organização privada que visa a coleta de informações diversas para a futura implementação do sistema de coleta e reciclagem desse tipo de resíduo no Brasil.

Fazendo o descarte corretamente

Para isto, a intenção é sensibilizar o cidadão sobre a importância da destinação correta desse tipo de material. No contexto, o projeto conta com dois sistemas de descarte: um deles é o Coleta nas Lojas, para resíduos de pequeno e médio portes, tais como eletrodomésticos, aparelhos de áudio e vídeo, laptops e celulares (não se incluem pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e tonners de impressora). Qualquer cidadão pode ir até as lojas participantes (Casas Bahia, Extra, Extra Hiper, Lojas Americanas, Pernambucanas, Ponto Frio e Walmart) e descartar um equipamento.

Em breve, um segundo sistema estará disponível: o Coleta na Sua Casa, para resíduos de grande porte. O consumidor que comprar um dos cinco tipos de eletroeletrônico nas lojas participantes do projeto, no sistema porta a portam e que queira descartar o seu aparelho antigo poderá adquirir o serviço de coleta em domicílio por R$10 a unidade. Valor este que irá custear parte do valor da coleta entre a casa do consumidor e a destinação adequada.

Contribuição e preocupação ambiental

A participação de cidadãos e empresas neste tipo de ação ou em projetos de reciclagem similares é fundamental. O Grupo Farrapos vem conscientizando seus colaboradores e dando sua contribuição por meio de seu programa de coleta seletiva, implantado em todas as unidades do Grupo. O material descartado é devidamente separado e encaminhado para o correto destino, evitando danos ao meio ambiente e contribuindo para um planeta mais saudável. A empresa promove o descarte de sucata de informática, pneus inservíveis, lonas de freio e óleo lubrificante usados, além da troca de óleo inteligente, que elimina o descarte de embalagens, gerando economia e sustentabilidade.

Mais informações sobre como participar do projeto: DescarteON

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
Assine
Tags

© 2016 por Grupo Farrapos.