Você é um Profissional Resiliente?

A resiliência, capacidade de enfrentar problemas, resistir e persistir, é a competência mais valorizada atualmente nos profissionais. Em um mundo cada vez mais competitivo, instável e incerto, é fundamental que as pessoas tenham essa característica e enfrentem as adversidades de forma positiva.
Para melhor ilustrar, o termo que é encontrado na física, configura a capacidade que um corpo possui de, logo após ser submetido a um impacto, retornar ao seu estado normal sem se desconfigurar. Assim, podemos fazer uma associação simples, considerando que a pessoa resiliente, após ter enfrentando uma série de problemas, crises e/ou dificuldades em sua vida seja ela pessoal ou profissional, consegue, através da autoconfiança, energia para continuar, com foco na solução e não no problema ocorrido.
No setor de logística e transporte essa necessidade é ainda mais evidente, por se tratar de um dos setores que mais sofre com as nuances do mercado e que se torna mais competitivo a cada dia. O profissional desse setor para ser resiliente deve estar muito bem preparado, atualizado e assim se sentirá seguro para enfrentar as dificuldades.
A resiliência pode ser observada no comportamento de pessoas, por meio de cinco características:
1. Positividade – consegue ver oportunidade no perigo e imagina situações de sucesso em vez de fracasso;
2. Foco – consegue se concentrar nas metas que pretende atingir sem se desviar de seus objetivos;
3. Flexibilidade – considera outras alternativas que pode levar ao mesmo fim;
4. Organização – consegue definir uma estrutura diante do caos e sabe priorizar;
5. Proatividade – possui iniciativa.
O ambiente profissional é considerado pelos especialistas como um grande gerador de estresse e portanto bastante desafiador. No entanto, considerando que é inerente do ser humano ser flexível e persistente, acredita-se que é possível promover condições para que as pessoas construam comportamentos mais resilientes.
Baseado no texto de Edna Rodrigues Bedani.