Vamos Relembrar?

É sempre bom relembrar definição e números de um dos itens mais importantes em nossa rotina profissional, as carretas. Muitos profissionais do setor acabam se envolvendo com outras atividades e acabam não absorvendo dados importantes com os que relembraremos a seguir.

Você tem na ponta da língua quais as diferenças entre os tipos de carreta? E a cubagem das carretas? E as dimensões? Não se preocupe, agora você terá.

A diferença entre carretas e caminhões é que nas carretas a força motriz as rodas de tração e o motor ficam em uma parte enquanto a carga fica em outra. A parte em que fica a cabine recebe o nome de cavalo mecânico e a parte em que fica a carga (módulo de carga) é o semi-reboque.

O CONTRAN regulamenta os tipos de carretas. As categorias variam de acordo com o número de eixos, medidas e capacidades do conjunto cavalo mecânico e semi-reboque.

Tipos de carretas

Cavalo mecânico ou caminhão extra-pesado: conjunto formado pelo cavalo mecânico com eixo simples (apenas 2 rodas de tração). Pode ser usado com vários tipos de semi-reboques dependendo da carga a ser usada.

Cavalo mecânico trucado ou LS: Parece com o cavalo mecânico, com o diferencial de ter eixo duplo no cavalo mecânico. Isto permite que cargas mais pesadas sejam acopladas pois o peso será melhor distribuído no chão.

Carreta 2 eixos: tanto o cavalo mecânico quanto o semi-reboque tem 2 eixos cada. O máximo comprimeito é de 18,15 metros e o peso bruto máximo é de 33 toneladas.

Carreta 3 eixos: usa um cavalo mecânico com 2 eixos e um semi-reboque com 3 eixos. O comprimento é o mesmo da carreta de 2 eixos, mas o peso bruto máximo é de 41,5 toneladas.

Carreta cavalo trucado: usa um cavalo mecânico trucado (3 eixos) e um semi-reboque também com 3 eixos. O comprimento máximo é de 18,15 metros e o peso bruto máximo é de 45 toneladas.

Bitrem ou treminhão: tem 7 eixos e o peso bruto máximo é de 57 toneladas. Nestes bitrem, o semi-reboque pode ser tracionado por um cavalo mecânico trucado.

Rodotrem: dois semi-reboques que pode carregar até 74 toneladas, com 9 eixos! Eles são ligados entre si por um veículo intermediário chamado de Dolly. Só pode ser tracionado por cavalo mecânico trucado e o trajeto deve ser pre-definido para se obter uma AET – Autorização Especial de Trânsito.

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
Assine
Tags