Recapagem Pode Ser Fonte de Economia

Pouca gente sabe mas Recapagem, Recauchutagem e Remoldagem são tipos de reforma de pneus. Entende-se por pneu recapado aquele que tem sua banda de rodagem (parte do pneu que entra em contato com o solo) substituída. O recauchutado, além da banda de rodagem, substitui os seus ombros (parte externa entre a banda de rodagem e seu flanco, parte lateral do pneu) e o remoldado que além de substituir a banda de rodagem e seus ombros substitui também toda a superfície de seus flancos.

Em tempos de crise estamos todos em busca de economia em todas as vertentes das atividades. É comum observar empresas fazendo ações de conscientização para a economia de luz, água, impressão, entre outros itens que podem ser otimizados. Além disso, os processos estão sendo redesenhados também visando menor desperdício e maior produtividade. No fim o saldo será bastante positivo e após esse período de recessão sairemos mais conscientes e eficazes.

No segmento de transporte de carga, a recapagem de pneus pode representar grande economia, uma reforma custa em torno de 40% do valor de um pneu novo. É importante alertar que o fornecedor de recapagem deve credenciado pelo Inmetro que testa e garante a qualidade do serviço.

No entanto, a recapagem não é o suficiente para reduzir o custo operacional do transporte, é uma boa contribuição, mas é preciso fazer gestão de pneus. São práticas simples que podem representar grande economia como: calibrar o pneu regularmente, tirá-lo no momento certo para reforma, fazer o rodízio.

Para que todas essas medidas seja válidas é de fundamental importância que as empresas de transporte busquem informações e invistam em treinamento para os motoristas.

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
Assine
Tags

© 2016 por Grupo Farrapos.