A Logística Reversa

No setor de transporte, associa-se o trabalho diretamente a levar as mercadorias de uma ponta a outra, colaborando com a distribuição de bens de consumo por todo país e com a evolução da nossa sociedade.

Não seria maravilhoso pensar que esse trabalho pode também colaborar a preservação do meio ambiente minimizando problemas de sustentabilidade ambiental? Com a logística reversa, o setor de transporte e logística se torna grande aliado do processo de reciclagem de materiais evitando o descarte que tantos malefícios gera ao nosso planeta.

A logística reversa tem como objetivo principal o recolhimento e reaproveitamento de produtos e materiais que tiveram o seu ciclo produtivo encerrado, assim sendo, a logística reversa (LR) faz o processo inverso da logística tradicional.

Com a reciclagem, o Brasil deixou de enviar para os aterros 274 mil toneladas de embalagens PET, no ano passado. Esse total é equivalente a 51% dessas garrafas plásticas. Os outros 49% constituem o pesadelo do meio ambiente sustentável, nos mares e rios, nas cidades e para os cidadãos, pelos incontáveis transtornos que trazem.

Ou seja, ainda não conseguimos na embalagem PET atingir a mesma eficiência obtida na reciclagem das latas de alumínio, que quase chega a 100% para um consumo anual de 284,2 toneladas de latas, nos dando o título mundial de reciclagem neste segmento.

Além do PET e do alumínio, temos inúmeros materiais que podem ser reciclado, se tiverem o correto direcionamento para que seja feita a LR. Assim, do consumo ao descarte a indústria, comércio e consumidores finais, devem estar engajados dando disposição ambiental adequada aos resíduos. Para que isso ocorra é preciso que diversos atores sociais se inclinem neste sentido, desde a educação ambiental básica para as nossas crianças até os nossos legisladores e operadores do direito. Todos criando formas e condições para aplicação e utilização da logística reversa.

Fonte: Jornal O Estado de S.Paulo

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
Assine
Tags

© 2016 por Grupo Farrapos.