Campanha sobre Risco de Celular ao Volante


A combinação celular e trânsito pode aumentar em até 400% as chances de acidentes.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) lançaram campanha de orientação sobre os riscos do uso de celular no trânsito, tanto por motoristas como por pedestres.

A campanha foi batizada de "#DesConecta Trânsito ON, Celular OFF", e tem o objetivo de reduzir os acidentes motivados por desatenção.

A crescente popularização do celular no Brasil tem feito com que os riscos de sua utilização ao volante aumentem, embora a prática seja considerada infração de natureza média e passível de multa no valor de R$ 85,13 e quatro pontos no prontuário.

Levantamento da PRF mostra que no primeiro semestre deste ano 39% dos acidentes ocorridos em rodovias federais que puderam ter suas causas presumíveis estavam relacionados à falta de atenção.

Nesse período, o órgão emitiu 10.824 multas por causa de uso de celular. Outras 12.546 autuações foram motivadas por motoristas que dirigiam "sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança".

Essa prática pode ampliar em até 400% as chances de acidentes nas vias, de acordo com pesquisa realizada pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos. Ou seja, no mínimo, o motorista perde cerca de cinco segundos de atenção ao desviar seu olhar para ler a mensagem. Se estiver a 80 km/h terá percorrido um campo de futebol, sem ver o que está acontecendo do lado de fora.

Segundo a mesma pesquisa, 78% dos adolescentes e jovens dos Estados Unidos declaram já ter lido SMS ao volante e 71% afirmaram já terem escrito mensagens enquanto dirigiam.

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
Assine
Tags