10 coisas que você não deve fazer ao tomar chimarrão


O chimarrão não é apenas uma bebida consumida em determinadas regiões. Ele é parte da cultura e dos costumes de muitos povos. E, como tal, tem suas peculiaridades e seus rituais de consumo. No Sul do Brasil ou em qualquer outro lugar, encontramos várias formas de se apreciar o chá-mate, conforme a herança de cada uma dessas regiões.

Porém, especialistas mais tradicionais (e divertidos) chamam a atenção para os 10 ‘micos’ do Chimarrão, ou seja, as 10 coisas que você não deve fazer quando você tomar o seu mate, principalmente se for a sua primeira vez. Portanto, tchê!, se tu não aguentas o amargo e o calor, peça um suquinho!

1) NÃO COLOQUE AÇÚCAR NO MATE.

Considerado sacrilégio. Inclusive, o chimarrão se chama ‘mate amargo’. É até permitido, a contragosto, tomá-lo com ervas, frutas, cana etc. Mas açúcar, jamais.

2) NÃO TENHA NOJO AO PASSAR A CUIA PARA O COLEGA.

Tomar chimarrão também é confraternizar. Portanto, é natural que as pessoas ‘passem a cuia’ em uma roda de amigos, se houver apenas uma. Não demonstre nojo por colocar a boca onde todos colocam. É tradição!

3) NÃO RECLAME DA TEMPERATURA DO MATE.

Se você está em uma roda de pessoas onde todos estão ‘chimarreando’ com alegria, pega mal dizer que sua boca está ‘queimando mais que o inferno’. Acostume-se, o chimarrão é para ser tomado bem quente mesmo.

4) NÃO DEIXE A CUIA PELA METADE.

A boa educação do bom tomador de chimarrão diz que ele não deve deixar a cuia pela metade, mas sim tomar a água toda, até ouvir o ‘slurp’ no final. O ronco no final do mate não é falta de educação. Mas, cuidado, se for refrigerante, é.

5) NUNCA LEVANTE O DEDINHO MINDINHO.

Aquele dedinho mindinho levantado ao segurar a cuia pode ser um grande mico para os tomadores de chimarrão menos avisados. Amarre-o ao anelar, se for o caso.

6) NÃO MEXA NA BOMBA.

A bomba do chimarrão pode entupir, é normal. Procure saber o motivo ou até mesmo reclame com a pessoa que preparou o mate ou lhe passou a cuia, mas, por misericórdia, não mexa na bomba.

7) NÃO ALTERE A ORDEM EM QUE O MATE É SERVIDO.

Em roda de chimarrão, a cuia passa de mão em mão, sempre na mesma ordem. Se entrar na roda, espere sua vez e nem pense em favorecer ninguém. É feio.

8) NÃO SE DISTRAIA MUITO COM A CUIA NA MÃO.

Tomar chimarrão sozinho, curtindo os próprios pensamentos, é uma delícia. Mas se estiver em uma roda, integre-se a ela, fale, ria, expresse sua opinião. É permitido falar pelos cotovelos, mas dê a chance aos colegas de falarem também viu! Aproveite este momento para tomar mais um gole.

9) NÃO JULGUE O DONO DA CASA POR TOMAR O 1º MATE.

Quem toma o primeiro chimarrão está fazendo um favor aos convidados, e não sendo sem educação. O primeiro mate é sempre o pior.

10) NÃO DIGA QUE CHIMARRÃO DÁ CÂNCER NA GARGANTA.

Se te oferecerem e você estiver a fim de tomar, não caia em elucubrações médico-científicas. É chato. Simplesmente aceite e tome o chimarrão.

Fonte de pesquisa: www.portaldasmissoes.com.br

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
Assine
Tags

© 2016 por Grupo Farrapos.