TMS - o diferencial competitivo para transportadoras e embarcadores


Cada vez mais as empresas precisam de um diferencial para competirem no mercado. Nos setores de transporte e logística não é diferente. O TMS veio como uma importante vantagem competitiva para este segmento, ao permitir, especialmente, a troca rápida de informações entre toda a cadeira de abastecimento. Bom, para começar, vejamos primeiro o que é um TMS e como ele pode ajudar o embarcador a alavancar suas operações logísticas.

O Transportation Management System (TMS), conhecido como Sistema de Gerenciamento de Transporte ou Sistema de Gestão de Transporte e Logística, é um software para melhoria da qualidade e produtividade de todo o processo de transporte e distribuição. Ele ajuda a empresa a planejar, executar, monitorar e controlar todas as atividades relativas à consolidação de carga, expedição, emissão de documentos, entregas e coletas de produtos.

O sistema também permite a rastreabilidade da frota e dos produtos, auditoria de fretes, apoio à negociação, planejamento de rotas e modais, monitoramento de custos e nível de serviço e, ainda, todo o planejamento e execução da manutenção da frota. Deste modo, empresas que operam com um bom TMS estão fadadas a ganhar mais produtividade, agilidade no fluxo de informações, confiabilidade dos dados e otimização dos processos.

Integração entre TMS e ERP

Além disso, também é possível integrar o TMS Embarcador a um ERP que já esteja sendo usado na empresa. Isso permitirá, de forma mais rápida e eficiente, a troca de dados e a obtenção de informações em tempo real, o aperfeiçoamento dos processos, o aumento da produtividade e a disponibilidade de subsídios para as tomadas de decisões.

Dois tipos de TMS, dois propósitos diferentes

O TMS pode ser implantado tanto pelas empresas transportadoras como pelas embarcadoras. Essas últimas, quando ainda não possuem sistema de gerenciamento, cada vez mais escolhem transportadoras que já contam com esse sistema para fazerem o transporte ou a logística de seus produtos. Mesmo os embarcadores que já utilizam TMS preferem transportadoras que também operam com algum software, uma vez que todos os processos ficam então otimizados e, muitas vezes, integrados.

TMS TRANSPORTADOR

É o software que realiza a gestão de transportadoras ou empresas com frota própria. Nesta solução, destacam-se recursos como cadastro de motorista, gestão de frota, gestão de cargas, emissão de CT-e, emissão de EDI, entre outros.

TMS EMBARCADOR

É o software que realiza a gestão de frete para empresas como indústrias, distribuidores, e-commerce, entre outros setores. Estas empresas são chamadas de "embarcadores", pois contratam serviços de transportadoras.

Em relação à gestão da conta frete, a empresa especializada no desenvolvimento de soluções para a gestão de fretes e logística de embarcadores, a Transpobrasil, conta que as soluções TMS oferecem diversos recursos que, por si só, já justificam o investimento: automatização de processos, redução de custos, o controle e aumento do nível de serviço, além do efetivo ganho de tempo gerado na operação, que se reflete nas demais áreas da empresa.

A desenvolvedora lembra que no ambiente logístico não é diferente, principalmente no que se refere às despesas de frete cujo custo só aumenta para quem transporta. E aí estamos falando de pedágio, combustível, pneus, manutenção etc. Do outro lado, o tomador precisa encontrar a fórmula ideal para equacionar sua conta frete. Sendo assim, o apoio de um software especialista otimizará tempo e esforço de equipe interna.

Segundo a Transpobrasil, as vantagens de usar um software especialista são:

• Integração com ERP em vários níveis;

• Importação automática de documentos eletrônicos (notas fiscais, conhecimentos de transporte, ocorrências, documentos de cobrança);

• Gerenciamento do fluxo de informações por EDI (Intercâmbio

Eletrônico de Dados);

• Escrituração de documentos.

• Atuação focada e estratégica;

• Geração de informações em tempo real;

• Relatórios gerenciais;

• Monitoramento e controle de indicadores;

• Análise e potencial redução em futuras negociações de tabelas de frete;

• Plataforma BI (Business Intelligence), aprimorando o desempenho através de gráficos e dashboards.

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
Assine
Tags