Rótulos inteligentes aceleram os processos da Logística Reversa


O Smart QR for Labels (SQRL) é o novo rótulo projetado e estabelecido pelo Comitê de Padrões da Reverse Logistics Association (RLA) – Associação de Logística Reversa – dos Estados Unidos, para ser impresso diretamente nos produtos, a fim de acelerar os processos de Logística Reversa: devoluções, reparos, remodelações e reciclagem.

Não há dúvida que os códigos de barras e QR amplamente utilizados para organização e rastreamento das mercadorias são extremamente úteis ao sistema logístico de qualquer empresa. Porém, eles só conseguem armazenar um número pequeno de informações – até 4 mil caracteres e um único endereço de Web.

Em uso nos Estados Unidos desde 2016, os códigos SQRL para Logística Reversa permitem às empresas armazenarem muito mais informações sobre um produto ou material que desejem compartilhar com clientes ou parceiros da Cadeia de Suprimentos, em um espaço bastante compacto. Todas as informações podem ser armazenadas diretamente no rótulo do produto, legível a qualquer momento, sem necessidade de acesso à internet ou conexão a um banco de dados armazenado na nuvem.

Além disso, qualquer Cadeia de suprimentos associada a um scanner QR pode acessar imediatamente qualquer informação não criptografada que o fornecedor tenha incluído no código. Informações criptografadas requerem software e permissões especiais. Os fornecedores têm dezenas de campos para escolher, e sempre que um novo campo é necessário, o Comitê de Padrões da RLA promete se reunir rapidamente para considerá-lo.

Desde 2013, a RLA vem desenvolvendo o SQRL, como um sistema similar ao QR, porém de padrão aberto. Aprovado pela American National Standard Institute (ANSI), em setembro de 2016, o protocolo SQRL permite que as empresas armazenem as informações em um único código. Ao contrário do sistema Amazon, por exemplo, em que todas as informações são armazenadas em um servidor, os códigos SQRL podem armazenar qualquer e toda informação diretamente no rótulo do produto, podendo então serem lidas mesmo quando não há acesso à internet. Estas informações podem ser um número da peça, peso líquido, país de origem, data de produção, data de validade etc.

Além disso, um código SQRL permite incluir vários links para fornecer aos clientes acesso fácil a vários sites para registrar seu produto, comprar uma garantia estendida, fazer o download de um manual, contatar o suporte ao cliente ou saber onde e como descartar um produto no final de seu ciclo de vida. Os códigos também podem ser usados ​​para mostrar onde um produto foi recondicionado, por quem e o que foi feito.

Principais benefícios da ativação do código SQRL

Consolidação dos requisitos de rotulagem, facilitando a busca por informações. Isso permite maior automação da logística do produto e a redução de papel;

Otimização da utilização de rótulos de produtos que permitem que mais informações sejam facilmente acessadas por profissionais de logística, pessoal de reparação e suporte, consumidores e recicladores;

Abertura de um canal de comunicação entre o usuário e o fabricante, para comercializar garantias estendidas, acessórios e atualizações de produtos. É possível a comunicação direta com os usuários sobre as retiradas de produtos;

Monitoramento de todas as ações por meio de geo-tagging e analytics, criando um banco de dados valioso para melhorias em marketing e nos processos dos negócios;

Possibilidade de se criar um registro de reparação permanente e rastrear o produto ao longo de todo o seu ciclo de vida, colecionando dados analíticos à medida que se avança.

A RLA está em diálogo com várias empresas sobre projetos piloto e vem trabalhando para coordenar o SQRL com outras instituições normativas e de padrões que estão tentando tornar a vida mais fácil para consumidores, profissionais de suporte e profissionais de logística no mundo, como o ISO Standards Committee para IoT (Comitê de Padrões ISO para a Internet das Coisas) e a Open Connectivity Foundation (Fundação da Conectividade Aberta).

Os protocolos podem ser conferidos no site www.rla.org/sqrl ou contate tools@rla.org para mais informações.

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
Assine
Tags

© 2016 por Grupo Farrapos.