5 dicas para você organizar suas demandas de embarcador sem desespero e com sucesso

Toda empresa tem suas particularidades e imprevistos. Por isso, antes de se desesperar ou agir apenas de forma reativa, é importante que o embarcador conheça não só seus problemas, mas também os principais gargalos do setor de transporte & logística, tais como:
> Alta concentração de volume de carga em datas específicas;
> Indisponibilidade de veículos e burocracia para contratação;
> Controle precário dos custos da operação e despesas de frete;
> Improdutividade operacional, devido ao excesso de processos manuais e à falta de ferramentas para automatizar essas atividades.

Tendo conhecimento dessas barreiras, é possível então minimizar os impactos com ações simples, bastando para isto reorganizar suas demandas. Veja:
1. Busque sempre alternativas de transporte consultando referências e negociando custos atrativos e favoráveis às suas condições de embarque;
2. Procure empresas com o mesmo perfil que a sua e saiba com que operadores logísticos elas estão trabalhando;
3. Tenha sempre mais de uma opção de fornecedor para cada evento de transporte que você precise;
4. Tenha o hábito de controle e registro de informações, mantendo os documentos mais importantes de sua operação organizados e, de preferência, em formato digital. Por exemplo: tabelas de frete, apólices de seguro, relatórios e contratos etc.
5. Busque soluções automatizadas, como um TMS embarcador, por exemplo, que o apoie nos processos operacionais, como auditoria de fretes e faturas. Isto irá lhe proporcionar mais produtividade, disponibilidade de informações em tempo real e redução de custos com frete.