Grupo Farrapos cresce no mercado de Transporte e Logística investindo em frota, estrutura de distrib


Um dos grandes desafios da indústria é conseguir equiparar custos e benefícios. Nos setores de Transporte e Logística não é diferente. O fornecedor que se preocupa em se alinhar a esta necessidade cada vez mais forte do mercado ganha em vantagem competitiva.

Com serviços voltados para a satisfação total de seus clientes, o Grupo Farrapos é um operador logístico em constante sintonia com esta visão estratégica. Para a empresa com 25 anos de existência no Brasil, investir em qualidade, tecnologia, segurança, sustentabilidade e recursos humanos tem sido a chave para alcançar sua missão e contar com a possibilidade de oferecer aos embarcadores o melhor custo-benefício do mercado.

Segundo o diretor executivo da empresa, Ismael Zorzi, só há uma forma de atender o mercado com excelência: buscar entender os desafios e dificuldades dos clientes e desenvolver soluções para eles, com o máximo de foco no aumento de produtividade da cadeia de suprimentos e no retorno sobre o investimento (ROI) desses clientes.

Para conseguir este objetivo, o Grupo Farrapos vem investindo, ao longo dos anos, em gestão, inovação e no crescimento responsável dos seus negócios no país. O resultado pode ser visto na satisfação e preferência, cada vez mais visíveis, de seus parceiros, colaboradores e clientes, pelos serviços da operadora. Não é à toa que a empresa se destaca, pelo terceiro ano, no Prêmio Top do Transporte, que a coloca entre as preferidas dos embarcadores de todo o Brasil.

Tecnologia da Informação a serviço da produtividade

Sabemos que na indústria o custo do transporte é o segundo maior, atrás apenas do custo de produção. Por isso, oferecer o melhor custo sem onerar as receitas é um grande diferencial competitivo para as empresas de transporte e logística.

Atenta a esta questão, o Grupo Farrapos vem utilizando as mais modernas tecnologias de softwares de comunicação e sistemas de gestão. Recentemente, a empresa aperfeiçoou o Sistema de Gerenciamento de Transportes (TMS), em colaboração com o ERP. Esta associação permitiu, automaticamente, uma total integração financeira, fiscal, contábil e operacional, desde a emissão de um CT-e até uma NFS-e, por exemplo.

O TMS funciona controlando toda a operação e gestão de transportes de forma integrada, envolvendo áreas estratégicas da empresa, como a comercial, operacional, SAC, seguros, finanças e logística. Com isto, o sistema permite a otimização dos processos, gerando ganho em produtividade, redução de custos de operação, aumento da agilidade dos serviços e maior disponibilidade da frota para seus clientes.

Aplicativo comunicando em tempo real

Quem tem informação, tem o poder. Esta afirmação, tão cultuada até o final dos anos 90, deu lugar a uma outra: ‘Quem tem informação em tempo real, tem o poder’. O advento da internet mudou completamente a forma como as pessoas se relacionam, criando demandas por comunicação em tempo real. E isso, obviamente, inclui todas as atividades, de todos os mercados.

Prosseguindo com seus investimentos em tecnologia, o Grupo Farrapos adotou tipo de comunicação para seus serviços de distribuição, disponibilizando um aplicativo mobile (para celular) aos veículos da empresa. Segundo a gerente de marketing, Daiana Milan, o app será utilizado por toda a frota, garantindo o monitoramento das ações e, portanto, mais otimização, além de agilidade para a correção de eventuais problemas. “Teremos informações de entregas e coletas em tempo real, o que nos dará total controle do processo, tanto para que possamos fazer nossa própria análise dos serviços, como para atender a qualquer eventual dúvida dos clientes sobre alguma operação”, explicou a executiva.

Novo Portal do Cliente

O compartilhamento de informações entre empresa-embarcador continua por meio do Portal do Cliente. A ferramenta disponível no site do Grupo Farrapos, conta agora com mais opções de acesso a dadose solicitações importantes. Entre elas: download do DAE, solicitação de coleta, cálculo de cubagem, cotação e até um atendimento via chat.

Também é possível rastrear um pedido feito, utilizando vários parâmetros: por nota fiscal, por destinatário, por remetente ou por pagador. Tudo isso visando facilitar a comunicação com o cliente, provendo a ele o máximo de informações possível.

Frota ampliada

A modernização e a ampliação da frota também são essenciais para um bom atendimento ao cliente. Com mais veículos adequados a cada tipo de operação, ganha-se em produtividade e, no final, sempre menores custos para os embarcadores. Recentemente, a operadora investiu na aquisição de vários modelos, incluindo rodotrens, para transferências, assim como novos modelos para distribuição.

Unidade de Vinhedo/SP no Distrito Industrial

aumenta vantagem competitiva

Um dos maiores investimentos do Grupo Farrapos este ano foi, sem dúvida alguma, a nova estrutura da unidade de Vinhedo/SP montada no Distrito Industrial.

Pensando em fortalecer a sua estratégia de constante evolução, o Grupo Farrapos decidiu operar sua unidade de Vinhedo (São Paulo) em uma nova estrutura, no Distrito Industrial daquela região. Localização estratégica e mais agilidade no processamento de cargas são apenas algumas das características da nova instalação, que tem foco no compromisso de atender e satisfazer os clientes com excelência, orientada às especificidades de cada demanda. Confira as novidades:

Localização estratégica

Acesso facilitado ao maior polo econômico e industrial do país. A proximidade da capital paulista, a boa conexão com todo o interior, assim como a existência de importantes vias rodoviárias (Bandeirantes, Anhanguera e Dom Pedro) e aeroportos (Viracopos e Guarulhos) a uma curta distância beneficiarão significativamente a logística e o deslocamento de cargas, com impacto positivo para todos os destinos.

Maior capacidade de armazenagem

Com uma área de armazenagem de 3.000 m2 e a ampliação do número de docas, a unidade de Vinhedo/SP poderá processar um maior número de recebimentos/despachos e ter ainda mais velocidade na operação.

Novas instalações

A nova unidade de Vinhedo/SP conta agora com uma estrutura mais ampla e moderna, sempre atenta à segurança e ao bem-estar dos colaboradores. A operadora entende que melhores índices de produtividade e eficiência são alcançados por uma equipe engajada e motivada.

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
Assine
Tags