Faixa de pedestre interativa pode salvar vidas


Já está sendo testada em Londres uma faixa de pedestres luminosa interativa que garante maior visibilidade e ajuda a regular o comportamento, tanto dos condutores como de ciclistas e pedestres. O objetivo é reduzir as estatísticas dos atropelamentos.

O sistema desenvolvido com centenas de painéis em LED é assinado pela empresa de design industrial britânica Umbrellium e é chamada de Starling, diminutivo para Strategic Adaptive Responsive Learning. A faixa junta diversos grafismos às tradicionais listras em preto e branco. Mas não para por aí. Ela adapta sua dimensão à quantidade de pedestres que deseja atravessar a via, dependendo do horário.

Espera-se que a solução inovadora aumente a segurança para motoristas e pedestres, evitando que pessoas distraídas com smartphones ou crianças não esperem o momento adequado de atravessar a rua. Para isto, a Starling possui câmeras que analisam permanentemente a faixa luminosa interativa, para que as informações sejam lidas a toda hora.

Fabricada com uma superfície plástica antiderrapante que protege os LEDS e garante visibilidade a qualquer hora do dia, a faixa luminosa possui imenso potencial para minimizar conflitos entre condutores e pedestres. Por isso, sua implementação deverá ser feita, em primeiro lugar, em locais com mais estatísticas de atropelamentos. Os fabricantes acreditam que, com a previsível queda de preços pela produção em maior escala e aumento da demanda, ela poderá ser implementada em outros locais.

Fonte: Umbrellium e Car&Driver

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
Assine
Tags

© 2016 por Grupo Farrapos.