14 combustíveis estranhos utilizados em automóveis ao longo do tempo


Recentemente, a Audi lançou o e-Diesel, um tipo de óleo sintético ‘verde’, que não emite CO2. Também já existem alternativas, como motores elétricos e as modernas pilhas à base de hidrogênio. Porém, há muitos outros combustíveis revolucionários (e muito estranhos), criados para serem utilizados em carros, ao longo da história. Vamos ver? Separamos 14 para seu conhecimento, surpresa e diversão!

1) Whisky:

O inventor britânico Martin Tangney encontrou uma forma de criar bioetanol, a partir dos restos da produção desta bebida destilada. O etanol é utilizado em países como o Brasil, como alternativa aos combustíveis fósseis.

2) Café:

O “Car-Puccino”, também de um engenheiro britânico, tem o recorde de velocidade para carros movidos a café, atingindo os 107 km/h. A ideia passa por transformar o motor de combustão numa caldeira que aquece os grãos de café, produzindo hidrogênio.

3) Laranjas:

Esta solução reúne citrinos que já não estavam aptos ao consumo e uma bactéria da madeira. Após 10 dias de fermentação é criado um açúcar para biocombustíveis. Mas são precisos 3kg para 20L de combustível. A eficácia apenas foi, até ao momento, comprovada num carro telecomandado.

4) Água do Mar:

A ideia surgiu de uma marca relativamente conhecida, a Quant, que costuma marcar presença nos grandes salões automóveis. A ideia na base da “e-Sport Limousine” é uma bateria com fluxo de água do mar para 600km de autonomia.

5) Caca de galinha:

Harold Bate, cientista britânico, resolveu utilizar esse dejeto para criar metanol.

6) Energia Nuclear:

A Ford chegou mesmo a testar esta ideia, com um reator nuclear em tamanho reduzido na frente do carro. Foi assim que nasceu o Nucleon, de 1958. No entanto, seria preciso trocar o reator a cada 8000km. Apesar de não ter aparente viabilidade na Terra, dado o perigo de acidentes com contaminação radioativa, já foi utilizado.

7) Ar comprimido:

A PSA, detentora da Peugeot, Citroën e DS, foi a mais famosa impulsionadora deste processo, tendo mesmo testado protótipos na estrada e em veículos de exploração a Marte. Esta é, provavelmente, a energia mais suja de sempre do mundo do automóvel. A base é um motor de combustão, ligado a uma bomba hidráulica, que utiliza energia para comprimir ar a alta pressão num tanque.

8) Pooch Mobile:

A imagem (foto principal do post) fala por si e, felizmente, esta ideia, provavelmente, nunca mais. No entanto, existe uma adaptação com assinatura de um treinador de cães no Texas, que talvez tenha sido inspirado pelos hamsters e as suas rodas.

9) Carvão:

Fazendo do carro uma locomotiva, é visível o desespero causado pela escassez de combustível durante a Segunda Guerra Mundial. Além do carvão, também podia utilizar madeira, pois era a fumaça gerada que dava energia ao carro.

10) Saco de Gás:

Uma ideia visionária que talvez tenha sido a fonte de inspiração para o projeto da Peugeot acima referido.

11) Tequila:

Chegou a ser utilizado pelo presidente do México, Adolfo Mateos. Tal como o ar comprimido da PSA, também tem assinatura de um grande fabricante, neste caso a Chrysler. Imaginamos que tenha sido o pânico no país que faz fronteira com os Estados Unidos, com todo mundo pensando: “Ai caramba! O que vou beber agora???”

12) Vento:

Obviamente, um terror na aerodinâmica, mas a ideia é bastante óbvia. A grande ventoinha servia para coletar eletricidade. Se fosse hoje em dia e se existisse uma bateria para armazenar a energia, este seria um carro eólico?

13) Metano Humano:

Como fica subentendido pelo nome deste “cheiroso” combustível, a ideia é utilizar os dejetos humanos para criar metanol. Não se trata de ter um banheiro no próprio carro, mas sim de recolher o metano em aterros e outros locais e depois utilizar o material no reservatório, como demonstrado neste carro que percorria as estradas do Reino Unido.

14) Folhas de canabbis, aparas de madeira e soja:

Aqui, o objetivo é criar biodiesel. Com a Holanda querendo banir os modelos de combustão até 2030, há quem diga que esta é uma solução mais amiga do ambiente, baseada em um “produto típico local”.

Fotos: Wikipedia, Jalopnik, Oddstuff

Fonte: Turbo.pt

#combustíveisestranhos #combustíveis #tiposdecombustíveis #biodiesel #metanol #ediesel #bioetanol #etanol #carroeólico #nucleon #poochmobile #grupofarrapos

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
Assine
Tags