Rastreamento não é Monitoramento – entenda a diferença


O modal rodoviário ainda é o principal meio de transporte de carga no Brasil. A malha rodoviária brasileira é uma das maiores do mundo, com longas estradas interligando os vários estados do território, de Norte a Sul. Porém, há duas coisas que preocupam as transportadoras e os embarcadores que movimentam carga país afora: as condições ruins e a falta de segurança nas estradas.

Diante deste cenário, muitas empresas vêm buscando soluções para rastreamento e monitoramento de veículos, a fim de otimizar suas operações logísticas e das frotas, gerando segurança para os clientes e colaboradores, praticidade, precisão nas operações e economia de gastos, além de formar motoristas mais capacitados, ágeis e eficientes.

Atualmente, uma das soluções mais utilizadas pelas empresas tem sido a tecnologia de monitoramento e rastreamento, que acompanham os trajetos percorridos pelos veículos e identificam soluções para possíveis problemas que surjam no caminho.

Papéis diferentes

Apesar de semelhantes em suas funções, o monitoramento e rastreamento são recursos diferentes, utilizados para situações diferentes. Confira a seguir as diferenças apontadas pela empresa de soluções Systemsat:

Monitoramento

Monitorar um veículo ou uma frota consiste em acompanhar passo a passo das rotas percorridas por ele. O monitoramento é muito utilizado por empresas que gerenciam frotas, principalmente para transporte de cargas e mercadorias, para saber o quanto o produto está perto do seu destino final, se houve desvios na rota original e se há algum imprevisto na estrada que acarretará em atrasos na entrega, por exemplo.

De maneira geral, o monitoramento é um registro de determinado trajeto percorrido por um motorista, do início ao fim da viagem, a fim de observar e registrar os percalços encontrados no caminho e auxiliar na busca por rotas melhores, mais rápidas e mais seguras.

Monitorar um veículo também é útil para ajudar na prevenção de acidentes, controle da jornada de trabalho e redução no consumo de combustível. Para o monitoramento são utilizados, geralmente, dados do sistema de posicionamento global (GPS), que é uma tecnologia que utiliza a transmissão via satélite para localizar um objeto em um mapa.

O monitoramento oferece segurança, uma vez que ele fornece dados precisos sobre rotas. Quem pretende utilizar das vantagens deste sistema para fazer o acompanhamento em tempo real de suas frotas deve optar por um serviço confiável, como uma central de monitoramento, que ofereça pacotes adequados para a sua empresa, de acordo com o tamanho da frota e tipo de veículo.

Rastreamento

O rastreamento, diferentemente do monitoramento, não tem como finalidade principal o acompanhamento simultâneo do veículo. A central de rastreamento registra e analisa as ocorrências registradas ao longo da rota, como local e duração das paradas, possíveis problemas mecânicos, áreas de grandes congestionamentos, vias em que determinados tipos de veículos não podem transitar, entre outros. Sendo assim, o principal objetivo do rastreamento é obter dados para definir diretrizes de combate a problemas nas rotas percorridas pelas frotas.

No caso de transporte de cargas, por exemplo, caso haja roubo ou furto, é possível analisar o histórico de deslocamento e ir em busca do bem desviado. Por isso, veículos que são rastreados costumam ter um seguro mais barato, já que as chances de o veículo ser recuperado por meio do rastreamento são bem maiores.

Com o sistema de rastreamento veicular, o veículo é monitorado 24 horas por dia e pode ser rastreado a qualquer momento pelo uso de satélites. Ele pode ser usado tanto para empresas de transporte que desejam identificar a localização de um carro roubado, quanto por um pai que deseja saber onde está o seu filho.

O rastreamento não é utilizado apenas para a segurança, mas também para o gerenciamento de operações logísticas, principalmente quando associadas à telemetria, para determinação dos melhores roteiros, pela análise das distâncias e consequentes expectativas de tempo e na economia de combustível.

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
Assine
Tags

© 2016 por Grupo Farrapos.