16 aplicativos para samartphone que ajudam no dia a dia do caminhoneiro


Se você é caminhoneiro, sabe que circular pelo Brasil com o caminhão vazio é um desperdício de tempo e dinheiro. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), estimou que 80% dos caminhoneiros autônomos rodam vazios pelo país. Com os aplicativos de carga, os motoristas otimizam o tempo ocioso ou o retorno de uma viagem sem carga e, ainda, reduzem a dependência em relação aos ‘chapas’ de beira de estrada. Além disso, cada vez mais usuários relatam que o uso de apps facilita o relacionamento entre eles e os embarcadores, em todos os setores – desde o e-commerce à transferência de cargas entre filiais, e outras necessidades.

Por isso, separamos 15 aplicativos que podem ajudar no seu dia a dia como motorista de caminhão.

1. Sifreca.

Sistema de Informações de Frete (SIFRECA) disponibiliza indicadores de preços de frete de produtos em todas as regiões do país, com frequência de atualização semanal. Ao realizar o download do aplicativo e de seu banco de dados, as informações ficam armazenadas no aparelho e podem ser conferidas mesmo em momentos onde a conexão é baixa ou inexistente, criando assim uma tabela de referência. Disponível para os sistemas iOS e Android.

2. Quero Frete. Permite o encontro em todo o Brasil entre caminhoneiros, que podem se cadastrar gratuitamente no aplicativo, e empresas ou pessoas interessadas no serviço. A negociação pode ser feita diretamente no aplicativo e, além disso, o contratante pode acompanhar a movimentação do veículo com a carga. Plataforma: Android.

3. Sontra Cargo. Oferece um classificado de fretes e caminhões, para que o caminhoneiro encontre com facilidade empresas e pessoas com cargas compatíveis com seu veículo. O aplicativo disponibiliza quatro perfis diferentes: transportadora, caminhoneiro autônomo, agenciador de cargas e indústria. A ferramenta é totalmente grátis. Plataforma: Android.

4. TruckPad. Pioneiro no mercado. Disponível para 8 países da América Latina, o aplicativo promove o encontro entre caminhoneiros e empresas, de qualquer porte, que necessitam de frete. Para isso, basta informar o trajeto, peso da carga, prazos e proposta inicial. O aplicativo envia a proposta para profissionais próximos e o restante da negociação acontece diretamente na plataforma. Plataformas: Android, iOS e Windows Phone.

5. Fretebras Checkin. A plataforma mostra as empresas e profissionais cadastrados por meio de um mapa de toda a América do Sul, permitindo que o frete seja negociado diretamente com o prestador de serviço. O caminhoneiro pode fazer o cadastro gratuitamente, enquanto as empresas devem pagar uma mensalidade. Plataforma: Android.

6. BuscaCargas. A plataforma totalmente gratuita permite que empresas cadastrem o carregamento, ficando disponível para que caminhoneiros e transportadores façam uma proposta ao embarcador. A entrega é rastreada via satélite pelo contratante. Plataformas: Android e iOS.

7. CT CARGA.

Idealizado pela Central do Transporte, o CT CARGA é o mais novo aplicativo do ramo. Possui uma busca completa com vários filtros para localizar todas as cargas registadas no servidor da CT, ajudando o caminhoneiro a encontrar a carga mais próxima e mais lucrativa. O objetivo é o mesmo dos outros: atender aos clientes de forma rápida e objetiva, sem a necessidade de intermediários, já que ao visualizar a carga o caminhoneiro ou a transportadora poderão entrar em contato direto com o embarcador, combinando todos os detalhes.

8. AccuWeather.

Aplicativo de previsão do tempo, que utiliza o GPS do smartphone para indicar a previsão do tempo local. Esse app é ótimo para saber quando o motorista de caminhão vai pegar a estrada em um dia de chuva.

9. Google Maps.

Um dos melhores aplicativos para identificar rotas. Ele funciona em qualquer aparelho, e pode ser usado como GPS. Basta colocar os detalhes de origem e destino que ele identifica o caminho mais curto e dá as orientações necessárias para chegar.

10. Waze.

Uma das opções mais populares de app para localização e trânsito. Ele traz informações sobre acidentes, obras na pista e batidas da polícia ou radares móveis. Com isso, o motorista de caminhão consegue evitar atrasos ou transtornos no caminho.

11. Minhas Economias.

Durante uma viagem, o motorista de caminhão tem uma série de gastos que podem impactar no seu ganho real no fim do dia. Por exemplo: abastecer, trocar um pneu, ou simplesmente almoçar. Para que você consiga saber exatamente quanto está lucrando com seu trabalho, o app Minhas Economias permite registrar e controlar os gastos de cada viagem.

12. Combustíveis Brasil/Postos.

Esse app tem a função de indicar a localização dos postos de combustível e o preço do mesmo em cada posto. Para isso, ele usa o recurso de GPS do smartphone.

13. SOS Motors / Guia de Oficinas.

Esses apps permitem localizar oficinas e lojas de peças próximas à sua localização. Assim, se o caminhão tiver qualquer problema na estrada, o motorista vai saber exatamente para onde levá-lo.

14. Iveco Brasil.

Aplicativo da montadora Iveco, com várias informações úteis para o motorista de caminhão. Esse app informa rotas, consumo de combustível, preço dos pedágios e localização de postos de gasolina. Por ser o app oficial da Iveco, ele também apresenta notícias sobre a empresa e seus caminhões.

15. Mãos no Volante.

O Mãos no Volante impede que o motorista de caminhão atenda chamadas enquanto estiver dirigindo. Basta ligar o aplicativo, e qualquer ligação será automaticamente rejeitada e respondida com uma mensagem padrão, avisando que o motorista está dirigindo e irá ligar magrupois tarde.

16. Drive Awake.

Este app deve ser colocado em uma posição em que a câmera do smartphone consiga detectar o rosto do motorista. Se a câmera detectar indícios de sonolência, o aplicativo vai disparar um alarme para manter o motorista de caminhão acordado.

Aplicativos podem ser muito úteis e tornar seu trabalho mais produtivo. Mas lembre-se: usar o celular dirigindo é proibido, dá multa grave, pode provocar acidentes e prejudicar seu trabalho, sua vida e a vida de terceiros. Por isso, ao dirigir, não use o celular.

Fonte de pesquisa: SontraCargo

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
Assine
Tags