Quem bebe mais entre os caminhoneiros? Autônomos ou motoristas de frota?


A Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo começou ontem, dia 18, com o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos do álcool. Aproveitamos a ocasião para relembrar informações importantes da CNT (Confederação Nacional de Transporte) sobre como o álcool tem afetado uma categoria profissional muito importante para o nosso país: os caminhoneiros.

Se olharmos a última pesquisa 2016 da instituição sobre o perfil do caminhoneiro, realizada com 1.066 motoristas autônomos e empregados de frota em todas as capitais do país, chegamos à conclusão de que, de maneira geral, os autônomos apresentam números melhores que esses últimos sobre o consumo de álcool. Porém, na análise final, ainda falta muito chão para uma conscientização satisfatória desses profissionais.

Autônomos bebem menos

A boa notícia é que mais da metade (53,2%) dos entrevistados (autônomos e motoristas de frota) não bebem, e apenas 2,5% são usuários eventuais de álcool durante a jornada de trabalho – um número aparentemente baixo, mas que deveria ser ‘zero’, por motivos óbvios. Desse grupo que diz não beber, os autônomos são maioria, representando 56,2% contra 46,6% dos motoristas de empresas. Estes últimos também são os que mais bebem no trabalho (2,7% contra 2,5%).

Bebida fora do trabalho

De todos os entrevistados, há um grupo preocupante de 43,8% que diz fazer uso de álcool, mas somente fora do trabalho. Dessa turma, 49,5% são empregados de frota, e 41,2% são autônomos. Ou seja, em última análise, ambas as categorias ainda fazem uso do álcool de alguma forma, colocando sua saúde em risco para o exercício da profissão de caminhoneiro. Afinal, beber dirigindo é 100% inaceitável, porém, os malefícios de uma ressaca ao volante também podem ser graves e fatais.

Frequência de consumo de bebida alcoólica

Quase 60% dos caminhoneiros - autônomos e empregados - fazem parte quase que igualmente (59,7% x 60,2%) da turma que bebe nos fins de semana, sendo que os empregados de frota são os que mais bebem todos os dias da semana – de segunda a sexta-feira (0,3% x 0,6%).

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
Assine
Tags