Medidas simples para uma logística sustentável

As ações de sustentabilidade no setor da logística vêm demonstrando que é possível obter resultados financeiros com respeito ao meio ambiente. Para guiar essas ações são necessárias diretrizes para a execução do plano de logística sustentável, a fim de se construir uma relação saudável com a natureza e a comunidade.
Neste aspecto, o papel desempenhado pela logística sustentável nas transportadoras é muito importante, e mesmo as pequenas são capazes de iniciativas socioambientais bem-sucedidas, ainda que em menor escala, tais como:
> Redução do consumo de papel e dos insumos de impressão;
> Utilização de lâmpadas de maior eficiência energética para reduzir o consumo de energia elétrica;
> Priorização da utilização de veículos novos e mais eficientes quanto ao consumo de combustível e à produtividade;
> Otimização das rotas de entrega para realizar um maior número possível de remessas em uma única viagem;
> Incentivo à utilização de embalagens recicláveis ou reutilizáveis;
> Conscientização sobre o correto descarte do lixo e rejeitos;
> Estímulo ao abastecimento de combustíveis menos poluentes, como o etanol e o biodiesel.
No Grupo Farrapos, toda a preocupação ambiental está refletida nas práticas diárias e no estímulo à conscientização ambiental dos farrapianos. A empresa já atua na coleta seletiva; no descarte correto de lonas de freio usadas, pneus inservíveis, óleo lubrificante e sucata de informática; e na troca de óleo inteligente.

Coleta seletiva no Grupo Farrapos
Além disso, a operadora reduz a emissão de poluentes de sua frota participando do projeto Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, criado pelo CNT (Confederação Nacional do Transporte) e pelo Sest Senat, visando à gestão ambiental no segmento.