Afinal, o que é o tal do Blockchain?


As tecnologias inovadoras desenvolvidas nos últimos anos abriram as portas para as empresas do setor de Transporte & Logística adotarem nova postura e uma nova forma de gerir os seus processos. Entre essas inovações podemos citar a automação intensiva, as máquinas inteligentes e caminhões autônomos, o big analytics, a inteligência artificial, os sistemas cyberfísicos, o cloud computing e a computação cognitiva.

Porém, uma novidade entre os resultados desta revolução tecnológica começa a fazer parte da realidade do mercado brasileiro de forma muito intensa: o Blockchain. Empresas de frete e transportes têm buscado nesta tecnologia uma solução inteligente na otimização dos seus processos de logística e comunicação, a fim de atenderem com mais eficiência e qualidade.

O que é

O Blockchain é um livro-razão digital e descentralizado (uma espécie de diário de bordo) que registra e atualiza, contínua e cronologicamente, transações de troca de bens, serviços, valores e dados privados sem que seu conteúdo possa ser editado ou apagado. Isto faz com que o risco de manipulação ou fraude seja praticamente impossível, gerando processos mais transparentes, seguros, rápidos e de menor custo. Como ele opera de forma descentralizada, não é necessário nenhum intermediário que o valide, como bancos, tabeliões etc.

Como ele atua

A aplicabilidade do Blockchain vai muito além do setor econômico, onde ele teve início, e o do transporte e logística. Como já dizia o guru da Comunicação, Marshall McLuhan, ‘inovação não é uma nova tecnologia, mas a mudança cultural causada por ela na sociedade’. Nos próximos anos, veremos cada vez mais sua atuação em diversos setores e, consequentemente, no nosso dia-a-dia. Uma pesquisa do Markets and Markets revelou que em 2022 o mercado de produtos e serviços relacionados ao Blockchain chegará a 7,7 bilhões de dólares.

Atualmente, algumas empresas já fazem parte da BiTA (Blockchain in Transports Alliance ou Aliança de Transportes em Blockchain) – uma associação criada por empresários do setor de transporte para o desenvolvimento de padrões de Blockchain para que os processos de logística operem de forma mais precisa e segura.

A tecnologia Blockchain é uma ferramenta poderosa e versátil que está mudando irrevogavelmente o modo como as cadeias de abastecimento são gerenciadas. O infográfico explica como os links da cadeia em blocos oferecem pacotes de dados imutáveis e rastreáveis, que podem incluir contratos inteligentes e instruções, bem como outras transações que serão ativadas para serem executadas automaticamente mais tarde. A permanência de cada link na cadeia garante que não há confusão sobre o que está sendo compartilhado. Além disso, a integridade da cadeia torna impossível qualquer fraude na informação.

Infográfico: Savi Technology

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
Assine
Tags

© 2016 por Grupo Farrapos.