A importância do cálculo de cubagem no planejamento do transporte de carga


Basicamente, cubagem é a relação entre o peso e o volume da carga a ser transportada. Para calcular a cubagem é utilizada a fórmula: altura x largura x profundidade x fator de cubagem. No caso do transporte rodoviário, o fator de cubagem padrão corresponde a 300.

No site do Grupo Farrapos os embarcadores podem calcular a cubagem da carga, por meio de formulário próprio para este fim. No caso de o Peso Cubado ser maior que o Peso Real, considera-se o Peso Cubado.

Mas a cubagem não se trata apenas de uma forma de medir a carga. Ela é uma métrica que ajuda no carregamento dos veículos e no cálculo do valor de frete. Ela é fundamental para identificar a capacidade de carga disponível no caminhão, bem como suas limitações em peso e volume. Essa informação é essencial para a consolidação dos envios de forma eficiente, equilibrando o peso bruto com o espaço físico, evitando ociosidade do veículo e, consequentemente, o aumento dos custos operacionais.

Como a cubagem interfere no cálculo do frete?

A cubagem e o peso cubado são variáveis fundamentais no que diz respeito aos custos de transporte de uma empresa. Principalmente pelas questões de peso e espaço ocupado dentro do veículo, considerar somente as dimensões lineares ou somente o peso bruto pode fazer com que a cobrança de frete seja inadequada.

Sendo assim, para simplificar essa equação, muitas transportadoras optam por incluir a variável de “frete peso” no cálculo da cobrança do envio. Ele trata da relação entre o peso bruto e o cubado, prevalecendo o maior entre os dois.

Ou seja, por influenciarem na formação da carga, a cubagem e o peso cubado possuem relação direta com o cálculo de frete feito pelas transportadoras.

Tome como exemplo:

Se o volume a ser transportado possui as dimensões: 70cm x 40cm x 20cm e o fator de cubagem considerado é de 300, o peso cubado desde volume é de: 0,70 x 0,40 x 0,20 x 300 = 16,8Kg. Supondo que seu peso bruto seja menor que 16,8kg, o peso cubado de 16,8kg prevalecerá no cálculo do frete.

Por outro lado, vamos considerar um volume muito menor, de dimensões 10cm x 10cm x 10cm. Com base no mesmo fator de cubagem, seu peso cubado é de 3,0kg. Porém, caso seu peso bruto seja maior — por exemplo, de 16,8kg — este é o fator que ditará o custo do seu frete.

Como se pode ver, o cálculo de cubagem e peso cubado das cargas é muito importante para que as transportadoras alcancem maior eficiência. Para o cliente, isso se traduz em um serviço com mais qualidade e um custo menor — já que ser mais eficiente permite oferecer preços mais competitivos.

Fonte de pesquisa: Intelipost

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
Assine
Tags