Semana do Caminhoneiro - 10 ótimas dicas para quem está iniciando a carreira


No sábado (30), comemora-se o Dia do Caminhoneiro. Porém, aqui no Grupo Farrapos dedicamos a ele a semana inteira, com dicas e novidades sobre o universo dos estradeiros. Portanto, fique atento aos nossos posts, aqui no blog FARRAPOS e nas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn).

O post de hoje é para quem está iniciando na profissão de motorista de caminhão. Se você é um deles, veja abaixo os conselhos de pessoas que conhecem bem o negócio e vão lhe ajudar a se sair melhor como motorista do trecho!

1. Trate bem o seu despachante: é ele quem resolverá seus eventuais problemas com a carga, o que, por sua vez, poderá afetar diretamente o seu salário no final do mês. Procure conhecê-lo e valorizar o seu trabalho.

2. Faça sua própria comida na estrada: cozinhar como se estivesse em casa economiza dinheiro, é saudável e, se você for um pouquinho organizado, faz pouca ou nenhuma bagunça.

3. Nunca recuse uma carga, se souber a procedência, é claro: recusar uma carga pode causar uma imagem ruim à sua ética de trabalho. Ao aceitar uma carga conhecendo sua origem, demonstra que você é valioso, dedicado e ajudará a empresa quando necessário.

4. Faça dieta e exercite-se: os novos motoristas precisam manter um plano de dieta constante, maneirar nos carboidratos e exercitar-se duas vezes por dia, pelo menos durante 15 minutos.

5. Segurança em primeiro lugar: sempre saia da cabine e olhe o local por onde você pretende dar ré ou realizar manobras difíceis. É melhor explicar por que sua carga estava atrasada do que explicar por que você destruiu o caminhão do seu chefe.

6. Valorize a área de Segurança de sua empresa: reconheça que ela está sempre atenta ao seu interesse. Infelizmente, os seguranças sempre são vistos como repressores. Quando você precisa de um, você os ama; quando ele diz que você fez algo errado, ele é uma pessoa horrível. Lembre-se sempre de que seu sucesso e conformidade são o que mais preocupa esses profissionais. Além do mais, eles costumam estar sempre à disposição!

7. Explore sua empresa: se você descobrir que dirigir não é mais o que deseja para seu futuro, tente se candidatar a outras áreas para melhorar sua experiência. Algumas requerem certas habilidades e isso permite que você mude de setor internamente e ganhe mais experiência, em vez de mudar de emprego (a grama nem sempre é mais verde do outro lado da cerca). Ao fazer isso, você mostra valor e dedicação ao seu novo empregador.

8. Trabalho duro realmente traz retorno: o seu sucesso é medido por aquilo que você faz do seu trabalho. Faça um trabalho medíocre e você terá um retorno medíocre. Esforce-se por mais e você terá mais. Seus esforços nunca passarão despercebidos no setor de transportes. Todos os gerentes de frota, despachantes ou gerentes de terminais farão algo a mais para aquele motorista que dá 110% de si. A direção da empresa sempre sabe com quem pode contar para trabalhos importantes ou promoções prioritárias.

9. Obtenha a experiência que você precisa: acelere sua carreira como piloto profissional capacitando-se em cursos bem recomendados. As principais operadoras preferem motoristas que receberam treinamento de qualidade.

10. Seja pontual: a sua pontualidade irá definir o ‘tom’ entre você e sua operadora. É sempre melhor uma hora mais cedo do que um minuto de atraso. Se notar que poderá se atrasar, ligue antecipadamente para o cliente ou o receptor de sua carga, avisando.

De resto, cuide-se e boa sorte no trecho!

Tradução e conteúdo adaptado: Claudia M Rachid

Fonte: Roadmaster Drivers School

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
Assine
Tags