SIPAT: o que é e qual seu impacto para as empresas e colaboradores


A cada 15 segundos, no mundo, um trabalhador morre por acidente de trabalho ou doença ocupacional. Neste mesmo período, 115 colaboradores se acidentam no ambiente laboral. Os dados alarmantes são da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que vem, ano a ano, alertando as empresas sobre a importância dos cuidados com as normas básicas de segurança, as condições adequadas do ambiente labora e a qualidade de vida dos empregados.

Para reforçar esta iniciativa, as empresas promovem a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), prevista na Portaria MTb nº 3.214/1978, NR-5, item 5.16, com o objetivo de promover conhecimento e conscientizar os funcionários sobre prevenção de acidentes, saúde e qualidade de vida.

No Grupo Farrapos, a Sipat aconteceu na semana de 11 a 15 de junho, na unidade de Fortaleza (CE). A operadora entende que segurança é algo de total responsabilidade dos empregadores e que toda empresa deve ter treinamento pessoal, boas condições de trabalho e verificar quais setores estão vulneráveis.

Unidade Fortaleza do Grupo Farrapos: segurança e prevenção de acidentes

Realizada pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), a Sipat do Grupo Farrapos abordou o tema “A minha e a sua segurança dependem de nós. Seja consciente”. Segundo a responsável pela Segurança do Trabalho da unidade, Neuza Garcia, o sucesso do evento farrapiano se deu graças à contribuição da HAPVIDA, da ODONTO SYSTEM e do Sest-Senat. “Tivemos uma costumeira e gentil participação desses importantes parceiros, que nos atenderam com palestras, ações e sorteios de brindes”, justificou a colaboradora.

Palestra para os colaboradores da unidade de Fortaleza/CE

Como funciona a Sipat

Basicamente, o objetivo é enfatizar a ideia de se manter um ambiente de trabalho sempre adequado às atividades laborais, com segurança e higiene. Durante o período escolhido, ocorrem vários eventos, como palestras, seminários, debates e atividades motivacionais. Na Semana, os empregados são orientados sobre a importância de se prevenir acidentes e doenças no ambiente de trabalho, fazendo com que resgatem valores esquecidos durante a correria do dia a dia. É importante que eles não só tenham ideias de segurança, mas sim, pratiquem a segurança.

Para uma Sipat de sucesso é preciso o envolvimento de todos os gestores da empresa e a participação efetiva de todos os empregados. Na semana do evento, assuntos relacionados com saúde e segurança do trabalho devem ser enfatizados, destacando a prevenção de acidentes e as doenças ocupacionais. Ela não deve ser vista apenas como mais uma formalidade da lei a ser cumprida, mas sim como uma continuidade dos trabalhos voltados para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, responsáveis pela maioria das mortes no trabalho.

Os impactos para o dia a dia das empresas

Um ambiente seguro, integrado, saudável para os colaboradores e que valoriza a vida humana só pode gerar lucratividade e produtividade para as empresas. No mundo corporativo, este cenário cada vez mais se integra ao crescimento da economia, às políticas e gestão de emprego, bem como à geração de renda.

Outros fatores impactam positivamente os empregadores quando é realizada uma boa Sipat. Entre eles: a minimização dos riscos do ambiente de trabalho, das doenças ocupacionais e dos acidentes; aumento do empenho e do desempenho dos colaboradores em suas tarefas, por se sentirem valorizados pela empresa; geração de hábitos saudáveis entre os funcionários, inclusive fora do trabalho.

Dando continuidade à Sipat

Como foi dito anteriormente, é preciso dar continuidade às ações preventivas de segurança no trabalho ao longo do ano. Também foi dito que segurança é responsabilidade dos empregadores. Porém, é fundamental que os colaboradores auxiliem suas empresas a manterem-se em um nível ‘zero’ de acidentes no trabalho.

Para isto, além de participarem da Sipat e dos treinamentos internos, existem ações externas que podem interessar aos profissionais de qualquer empresa. Entre elas estão os treinamentos on-line e gratuitos promovidos pelo SEST SENAT. A plataforma EaD (Ensino a Distância) da instituição oferece vários cursos em diversas áreas, que podem ser acessados de computadores, tablet e celular ou pode-se optar pelo material virtual que também pode ser impresso. Abaixo algumas sugestões relacionadas:

> CIPA – Conceitos e Implantação

> Saúde e Segurança no Ambiente de Trabalho [novo]

> Como se Organizar no Ambiente de Trabalho

> Organizando uma SIPAT

> Qualidade de Vida no Trabalho

> Alcoolismo

> Alimentação Saudável e Obesidade

> Distúrbios do Sono

> Fundamentos da Ergonomia

> Hábitos de Vida Saudáveis

> Higiene e Segurança Alimentar

> Saúde Bucal

> Saúde da Mulher

> Saúde do Homem

> Tabagismo

> Qualidade nos Serviços de Transporte de Cargas

>Saúde e Segurança do Trabalhador no Transporte de Cargas

Para se inscrever em um ou mais cursos, acesse: www.ead.sestsenat.org.br

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
Assine
Tags

© 2016 por Grupo Farrapos.