Colete inteligente - A mais recente inovação para caminhoneiros


A tecnologia incorporada ao vestuário em prol da nossa saúde e bem estar não é novidade. Um exemplo conhecido é o dry fit – um tecido de desempenho que afasta o suor da pele para ajudar o esportista a manter-se seco e confortável, e aqueles fabricados com proteção UV (dióxido de titânio aplicado diretamente no fio do tecido), para quem pratica esportes ao ar livre ou mesmo para quem não pode se expor ao sol por motivo de doença.

A novidade é que desta vez a tecnologia ganhou estrada e chegou até a roupa dos caminhoneiros, com a promessa de trazer mais segurança no trecho, podendo fazer a diferença em situações de risco para a vida do motorista. Trata-se do colete inteligente C-me, apresentado pela Scania durante o 67º Salão Internacional de Veículos Comerciais (IAA), realizado na semana do último dia 20, em Hannover, Alemanha. “Isso é algo que podemos chamar de sexto sentido”, destaca Peter Hellberg, gestor de Produto da área de Acessórios para Veículos da montadora.

Como funciona

O colete opera conectado via Bluetooth a um aplicativo de celular que gerencia suas funcionalidades em tempo real e envia a posição e as informações ao sistema de gestão de frotas da Scania, o Fleet Management, ou os eventuais alarmes a um número de emergência pré-estabelecido.

As várias opções de configuração do App, como nível de iluminação, condições externas ao caminhão e número de emergência, podem ser ajustadas conforme o condutor preferir. Entre as informações que o C-me transmite ao Fleet Management estão a posição do veículo, além do número de vezes em que o motorista entrou e saiu da cabine, entre outros dados importantes.

Segurança

O colete também pode ser programado para que suas luzes se acendam imediatamente, no caso do motorista ter que deixar a cabine e caminhar no escuro. A inovação da Scania vai além, disponibilizando um sensor que detecta quando o condutor fica imóvel por muito tempo após um movimento brusco, como uma queda. Neste caso, ele aciona automaticamente um alarme.

Infelizmente, o colete C-me ainda não chegou ao Brasil. Por enquanto, a peça deve estar disponível apenas na rede europeia de concessionárias da Scania, até o final do ano.

Fotos: Divulgação

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
Assine
Tags