Veículo elétrico e autônomo otimiza operações entre hubs logísticos


Sabemos que o crescimento contínuo da urbanização nas grandes metrópoles tem levado algumas fabricantes líderes de veículos a investirem em soluções de transporte mais eficientes, seguras e limpas, com foco na eliminação de ruídos, da poluição e na minimização do congestionamento de tráfego nas estradas e vias públicas.

Veículo autônomo acoplado à carroceria compõe o sistema da Volvo

Os grandes hubs logísticos também demandam essas mesmas soluções. Pensando nisso, a sueca Volvo Trucks desenvolveu o 'Vera' - um novo veículo comercial autônomo que promete otimizar as tarefas regulares e repetitivas (normalmente executadas em curtas distâncias, com grandes volumes de mercadorias e alta precisão de entrega) de empresas que necessitam de serviços contínuos entre seus centros logísticos. Uma das vantagens da solução da Volvo é que as operações podem ocorrer a qualquer hora do dia ou da noite, pois o veículo é autônomo, de baixo ruído e sem emissões de poluentes.

Como funciona

Projetado para ser acoplado à carroceria, dispensa direção humana, é silencioso, não poluente e controlado na 'nuvem'

Projetado para fornecer sua posição atual com uma precisão de centímetros, o veículo é ligado a um serviço de cloud (nuvem) e a um centro de controle, que monitoriza e analisa detalhadamente o que está acontecendo nos arredores da estrada e, em seguida, responde com alta precisão. O centro de controle monitoriza continuamente o progresso do transporte e mantém um acompanhamento preciso da posição de cada veículo na via, do status das baterias, do conteúdo de carga transportada, dos requisitos de serviço e vários outros parâmetros.

Vídeo e fotos: Volvo Trucks

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
Assine
Tags

© 2016 por Grupo Farrapos.