Como você pratica ‘selfcare’?


A máxima "comer, rezar e amar” de uma pessoa pode ser o "dançar, desenhar e meditar" de outra, concorda? Tudo é uma questão de sabermos quem somos, para estabelecermos nossos desejos.

Especialistas em comportamento afirmam que esta consciência pode determinar a forma como cuidamos de nós mesmos, do nosso bem-estar. Por isso o termo ‘selfcare’ (autocuidado) tem sido bastante utilizado, inclusive no meio corporativo. E a melhor época para aprimorá-lo é a das férias.

Cuidar de si mesmo vai além de sentir-se bem; é algo fundamental para a nossa saúde mental. O autocuidado desempenha um papel importante na manutenção de quase todas as nossas competências e sentimentos, como criatividade, resiliência, produtividade, automotivação e bem-estar.

Cuidar-se bem também faz com que tenhamos uma convivência mais plena em família, junto a entes queridos e até com os nossos clientes. Esta prática está bastante relacionada ao sucesso nos negócios. Só nos Estados Unidos, a indústria do ‘treinamento em bem-estar’ já vale bilhões. E, acredite! As pessoas com as quais nos relacionamos – sejam elas clientes, amigos ou familiares – também buscam aproveitar os nossos conhecimentos nesta área. Por isso, é muito importante praticar o que pregamos.

Aprendendo a se cuidar

Praticar o autocuidado é um processo de aprendizagem. É desenvolver sua autoconsciência e uma mentalidade positiva, tornando-se sua própria fonte de pesquisa. Para isto, é preciso responder a algumas questões muito simples, porém relevantes, como:

• O que é importante para você?

• Quais são seus valores?

• Como você pode alavancar sua vida?

Sabendo quem você é e começando a se cuidar, seus objetivos poderão ser mais rapidamente alcançados. Dependendo da sua essência, autocuidado pode ser ler, passear com o cachorro, cozinhar, tocar um instrumento, fazer um piquenique ou simplesmente deixar sua casa mais confortável.

Então, neste período de férias, aproveite e dedique, sem culpa, algum tempo a você mesmo. Seja correr no parque, visitar uma galeria de arte ou mergulhar em um livro, tudo o que for bom para você, no final das contas, também será bom para quem o rodeia.

Aqui estão quatro dicas para ajudá-lo a se cuidar melhor durante as férias:

1. Sua rotina de autocuidado pode não ser possível - veja isto como uma oportunidade de explorar novas formas de cuidar de si mesmo.

2. Lembre-se de que seus clientes na empresa também podem estar enfrentando desafios sazonais que podem exigir mais de você quando voltar ao trabalho. Agora é um momento perfeito para refletir sobre aqueles materiais didáticos que o ajudaram no último ano. Leia-os novamente. Isso poderá ser útil na sua volta à rotina.

3. Faça aquele curso que sempre quis fazer, conheça novas pessoas e defina desafios e metas ao longo do caminho. Comemore seus próprios sucessos!

4. Tecnologia virtual é uma ótima maneira de conectar-se às pessoas, mas, tente tirar umas férias do mundo digital e ser mais focado e presente no mundo real.

Compartilhe aqui com a gente como você planeja praticar o autocuidado nesses feriados de fim de ano ou mesmo nas suas férias.

Fonte de pesquisa: International Coach Academy

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
Assine
Tags

© 2016 por Grupo Farrapos.