5 dicas para você se sentir engajado no trabalho


Na semana passada, publicamos um post nas redes sociais sobre engajamento. O resultado foi tão satisfatório entre nossos seguidores que o Grupo Farrapos resolveu trazer o tema novamente à tona. Desta vez, fornecendo algumas dicas para que você nunca perca o engajamento no seu ambiente de trabalho.

Sentir-se engajado em alguma coisa significa estar motivado, focado e incentivado a sempre fazer melhor. Então essa sua energia se espalha, fazendo a alegria de quem está por perto! Isso acontece não apenas no seu ambiente familiar, mas também junto aos seus colegas de trabalho. Todos se beneficiam do efeito cascata do engajamento.

Porém, nem tudo é 100% estável o tempo todo. Em qualquer projeto ou ação existem percalços, altos e baixos a serem enfrentados. Ninguém consegue manter-se envolvido durante todo o tempo. Por isso, é preciso alimentar os ânimos com certa frequência. Então, quando você precisar de um ‘up’ na sua motivação, pense nas cinco iniciativas a seguir. Elas lhe ajudarão a se envolver novamente e fazer o seu melhor trabalho.

1. Lembre-se do motivo pelo qual você está lá e anote-o em um lugar onde você possa vê-lo todos os dias. Afinal, ninguém ama o que se faz a cada segundo, e é fácil esquecer por que realmente gostamos do que fazemos.

2. Observe e agradeça aos seus colegas que lhe ajudam no trabalho. Gratidão e reconhecimento farão você se sentir melhor e mais motivado.

3. Experimente identificar os impactos daquilo que está fazendo quando se sentir sobrecarregado ou frustrado. Anote o que está funcionando, o que deu errado e o que pode ser melhorado ou consertado.

4. Não se cronometre demais. Se você tem 25 itens em sua lista de tarefas e só puder realmente fazer 5 deles, precisará encurtar este rol. Caso contrário, sentirá que está falhando o tempo todo, esgotando sua motivação e energia e se estressando.

5. Cuide do seu bem-estar geral. Engajamento no trabalho requer investimentos emocionais naquilo que você faz, e isso requer muita energia. E essa energia vem dos outros setores da sua vida. Portanto, reserve um tempo para fazer as coisas que lhe dão prazer e energia, seja fazer uma trilha, surfar ou brincar com os filhos.

Engajamento não é só responsabilidade da empresa onde trabalhamos, mas também de cada um de nós. Quando nos sentimos engajados, estamos realmente fazendo o nosso melhor trabalho. Engajamento é, antes de tudo, um ajuste de atitude. Assim, podemos tirar uma lição positiva de qualquer coisa que não está indo bem e fazer melhor da próxima vez.

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
Assine
Tags