Valorização do trabalho - um caminho rumo à realização e à motivação


Valorização significa agregar valor a alguma coisa, pessoa ou ação, de modo que elas ganhem mais relevância. O termo pode ser utilizado de diversas formas, mas representa a consideração que se tem de um elemento em relação a um olhar subjetivo.

O Master Coach Wagner Antônio Joel, membro da Sociedade Latino Americana de Coaching, já afirmava que trabalhar valorizando o que se faz pode nos levar a navegar nas mais complexas e prazerosas realizações. Dependendo do grau de motivação, as pessoas costumam valorizar diferentes conceitos ou atividades. E você? conhece suas preferências?

Veja o que diz a teoria de Valores Humanos Básicos, criada pelo psicólogo social Shalon H. Schwartz sobre as preferências de alguns valores, e veja em qual perfil você se encaixa:

Teórico: pessoas que estão sempre buscando conhecimento e pesquisando – a sabedoria é seu fator motivacional.

Utilitário: pessoas práticas e competitivas que buscam resultados financeiros – criar produtos e serviços para ganhos econômicos são seus fatores motivacionais.

Estético: pessoas criativas que apreciam a arte, a beleza, a forma, a harmonia e a qualidade de vida. A satisfação vem através de atividades ligadas ao esporte, música, artes, publicidade etc.

Individualista: pessoas que gostam de poder, de planejar e conduzir uma estratégia vencedora, de modo a garantir a vitória de causas próprias. São líderes por natureza e têm facilidade de persuadir e orientar pessoas.

Social: eliminar desigualdade é um dos objetivos de pessoas com este perfil. Possuem características filantrópicas, investem tempo e recursos para ajudar e desenvolver seus semelhantes.

Tradicionalista: pessoa motivada por este valor tem grande satisfação em disseminar ideias, mostrando como elas levam a um mundo melhor ou ideal.

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
Assine
Tags

© 2016 por Grupo Farrapos.