Você acha que sabe tudo? Conheça o efeito Dunning-Kruger


Todos nós conhecemos alguém que abraça uma opinião e, ao mesmo tempo, desconsidera opiniões ou pontos de vista diferentes dos dele. Ele acha que está certo e quer que, a todo custo, você saiba que ele está. Esse tipo de comportamento não é uma indicação de inteligência. É o sinal clássico de quem sofre de D-K.

O efeito Dunning-Kruger (DK) é um fenômeno pelo qual indivíduos que possuem pouco conhecimento sobre um assunto acreditam saber mais que outros mais bem preparados, fazendo com que tomem decisões erradas e cheguem a resultados indevidos; é a sua incompetência que os restringe da habilidade de reconhecer os próprios erros. Combine uma falta de autoconsciência com baixa capacidade cognitiva e de crescimento e você terá alguém superestimando sua própria inteligência e competência.

"Da próxima vez que você estiver tentando determinar se alguém é realmente inteligente ou simplesmente blefando, não pergunte se eles estão sempre certos. Em vez disso, pergunte quando foi a última vez que eles mudaram de opinião Se eles não podem dizer muitas vezes que estavam errados, provavelmente não são tão espertos quanto querem aparecer" (Jessica Stillman – escritora e blogger)

Dunning e Kruger propuseram que, em relação a uma determinada habilidade, as pessoas incompetentes irão:

> falhar em reconhecer sua própria falta de habilidade;

> falhar em reconhecer as habilidades genuínas em outras pessoas;

> falhar em reconhecer a extensão de sua própria incompetência;

> reconhecer e admitir sua própria falta de habilidade, depois que forem treinados para aquela habilidade.

A sabedoria nunca é encontrada na certeza

O fundador da Amazon.com, Jeff Bezos, dizia que "as pessoas mais inteligentes estão constantemente revisando sua compreensão, reconsiderando um problema que eles pensaram já ter resolvido. Elas estão abertas a novos pontos de vista, novas informações, novas idéias, contradições e desafios à sua própria maneira de pensar ".

Isso porque a sabedoria não é encontrada na certeza. A sabedoria é saber que, embora você possa saber muito, também há muitas coisas que você não conhece. A sabedoria está tentando descobrir o que é certo, em vez de tentar estar certo. A sabedoria está percebendo quando você está errado e recuando graciosamente.

Não tenha medo de estar errado. Não tenha medo de admitir que você não tem todas as respostas. Não tenha medo de dizer "eu penso" em vez de "eu sei".

#comportamento #carreira #dunningkruger #inteligênciasuperestimada #inteligência #reconhecerosproprioserros #grupofarrapos #efeitodunningkrueger

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
Assine
Tags