5 dicas sobre como cultivar sua determinação


Por que determinação é tão importante quando se quer alcançar um objetivo? Não seria melhor se tivéssemos perseverança? Apesar de pessoas determinadas e perseverantes serem ambas excelentes exemplos, por terem em comum a manutenção constante da busca por seus objetivos, há uma pequena diferença entre elas: o indivíduo determinado possui metas claras e bem definidas, o que lhe traz plena convicção, ou seja, aquela certeza interior, de que seus objetivos serão atingidos.

Já o perseverante, mantém-se firme e fiel às suas ideias e aos seus propósitos, não desiste diante de obstáculos, mas nem sempre com a certeza de que irá alcançar seus objetivos.

Portanto, para aumentar a chance de suas metas de vida serem alcançadas, vale a pena cultivar não apenas a perseverança, mas, principalmente, sua determinação. Afinal, obstáculos sempre farão parte do caminho; e não há nada mais poderoso do que uma mente determinada.

“Determinação é um melhor indicador de sucesso do que talento. Não importa o quão talentoso você pensa que é: se você não se esforçar, não será nada.”.

A afirmação acima, do escritor e fundador da AllTopStartups, Thomas Oppong, ilustra bem suas 5 dicas sobre como cultivar determinação. Confira!

1) Determinação diz: “Eu posso”.

Você pode desenvolver sua capacidade de determinação. Sua resposta a uma situação desafiadora é o mais importante para superar o obstáculo que você pode vir a enfrentar.

O obstáculo faz parte do caminho e você precisa de determinação para superar o obstáculo toda vez que enfrentar um desafio. Pesquisadores definem determinação como “o ato de trabalhar ativamente em direção a superar desafios, mantendo esforço e interesse ao longo dos anos apesar de fracassos e adversidades”.

2) Determinação requer sacrifício: abrace o desafio!

Determinação é essencial para o seu sucesso na vida, mas não é algo tão fácil. Vai ficar difícil em algum momento, tenha certeza disso. Vai ficar difícil e você vai querer desistir. E algumas pessoas (na verdade muitas pessoas) irão desistir.

O ato de se tornar um mestre em seu ofício, no que se faz, no seu trabalho, na sua paixão, exige muita prática. E esta prática tem que ser intencional, tem que partir de você mesmo. Você experimentará muita frustração.

A motivação vai aumentar e diminuir ao longo do tempo, mas você só conseguirá melhorar quando se comprometer com a prática constante. Você cometerá toneladas e toneladas de erros ao longo do processo. E cometer erros e falhar é normal. Na verdade, cometer erros e falhar é necessário.

3) Falhe, erre e siga em frente.

O fracasso não é fatal. A rejeição também não é fatal. A falha é apenas uma configuração para um retorno. Um ponto de controle para melhorar o caminho que você seguirá para o seu destino. O fracasso pode ainda doer um pouco, mas quando você tem determinação, o fracasso te inspira a querer fazer melhor. Em vez de deixar o tédio ser um sinal para desmotivar, as pessoas com determinação perseveram, seguem em frente.

4) Determinação começa com a mentalidade de querer crescer.

Se você acredita fortemente na ciência do crescimento humano e tem isso como mentalidade, você tem uma chance maior de crescer sua determinação ao longo do tempo. Essa crença por si só pode lhe dar a perspectiva de que você precisa manter algo, mesmo quando o processo é difícil.

O que você pode fazer todos os dias, mesmo de pequenas maneiras, que tornaria mais fácil tomar as medidas necessárias para perseguir seus objetivos para toda a vida? Perseverança e resiliência têm muito a ver com o sucesso, mais do que você pensa.

A emergente ciência da determinação está nos ensinando muito sobre por que algumas pessoas redobram seus esforços quando o resto de nós está “abandonando o barco”. A capacidade de manter e perseguir um objetivo durante um longo período é um indicador importante de se conseguir algo que valha a pena na vida. A prática deliberada, metódica e constante é o caminho para alcançar o verdadeiro domínio de seu trabalho e objetivos.

5) Abrace o longo processo repetitivo para melhorar. Ele é necessário.

Determinação leva tempo e muitas pessoas não tem a paciência necessária. O custo de ser o melhor e seguir em frente para um trabalho significativo e de qualidade exige muito sacrifício. Muitas pessoas não estão preparadas para isso.

Mas o ponto principal aqui é que a mentalidade positiva necessária para atingir uma meta de longo prazo pode ser desenvolvida ao longo do tempo. Você pode manter o esforço e o interesse que precisa para terminar o que quiser, qualquer que seja teu objetivo. Às vezes você tem que abrir mão de algo bom para poder atingir e alcançar algo ótimo. A tendência de não abandonar as tarefas diante dos obstáculos constrói a resiliência que você precisa para ter sucesso na vida.

Fonte de pesquisa: VivaMaisverde

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
Assine
Tags