Você já ouviu falar em ‘mundo VUCA’?


Hoje daremos início a uma nova série no blog FARRAPOS. Trata-se de um dos temas mais comentados da atualidade: o 'mundo VUCA'. Formada pelas palavras em inglês ‘Volatility (volatilidade), Uncertainty (incerteza), Complexity (complexidade) e Ambiguity (ambiguidade), a sigla foi criada em 2008 para dar vida a um conceito que retrata as tendências deste novo século.

Reflexo do cenário da vida moderna, essa soma dessas características desafiadoras vem, aos poucos, nos forçando a uma atuação mais multidisciplinar, estratégica e resiliente no ambiente de trabalho, pois expressa a realidade presente, desprovida de padrões.

Confira abaixo como se concretiza cada uma das ‘Características VUCA’ e comece a refletir como você pode se inserir nela, otimizando a forma como você administra as suas competências.

Boa sorte e bem-vindo ao ‘mundo VUCA’!

VOLATILIDADE

As mudanças sempre existiram, o que as faz diferentes neste novo paradigma é o fato de serem voláteis. Ou seja, são mais dinâmicas, seja em rapidez, tipos, escala e/ou simultaneidade com que acometem as empresas, exigindo delas ações ágeis, seja para a contenção de impacto ou aposta nas oportunidades.

INCERTEZA

Consequência do ambiente volátil, a incerteza cerca o mundo corporativo, pois, não há como prever o futuro com exatidão. Isto coloca em dúvida a efetividade das ações em prática, uma vez que acontecimentos inesperados podem surpreender as empresas, mudando as circunstâncias e as variantes anteriormente consideradas, bem como as respostas antigas para problemas, até então, desconhecidos, nem sempre terem o efeito esperado.

COMPLEXIDADE

E então o mundo VUCA torna o cotidiano ainda mais complexo, dado os diferentes acontecimentos não lineares que dificultam a interpretação do líder, dando a sensação de caos. Neste contexto turvo permanece a responsabilidade do gestor estratégico que precisa entender a conexão entre os fatores em jogo, bem como as causas e os efeitos deles para criar possibilidades e tomar as decisões mais assertivas.

AMBIGUIDADE

A interpretação das situações se tornou múltipla. A visão maniqueísta de que há somente duas possibilidades e que apenas uma delas é a resposta para os problemas que surgem é irrelevante. Inúmeras perspectivas sobre o desencadeamento de ameaças e/ou oportunidades dos acontecimentos coexistem dentro das análises e reuniões, aumentando a relevância e a necessidade da gestão de riscos.

Para um gestor ou líder de equipe, mais importante ainda que saber o que é a ‘era VUCA’, é conhecer as competências necessárias para se viver nela, superando os desafios por ela causados. Afinal, liderança exige capacidade de trabalhar sob pressão, especialmente neste novo contexto mercadológico global, com tão poucos padrões.

Portanto, não perca o próximo post desta série, onde falaremos sobre os Desafios do Mundo VUCA. Fique de olho!

Fonte de pesquisa: Blog FW

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
Assine
Tags