Mundo VUCA: desafios e competências | 2º artigo da Série

No 1º post da série sobre o mundo VUCA, publicado na semana passada, falamos sobre as características deste universo: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Hoje, falaremos sobre as principais competências necessárias para superarmos o desafio de desenvolver gestão e planejamento estratégico, a fim de atender às demandas emergentes e ter sucesso nesta nova configuração do mercado.

O mundo VUCA demanda lideranças ativas, dotadas de uma soma de habilidades, mesmo em meio a pressão de circunstâncias desfavoráveis, para a busca por brechas de oportunidades e obtenção das melhores respostas aos desafios.

Observando as competências abaixo na sua rotina profissional, o colaborador terá grandes chances de crescimento em sua carreira como gestor. As dicas são do Blog FW. Confira:

Competências para a nova era

#RESILIÊNCIA

Ainda que impactos sejam sentidos e alterações no planejamento aconteçam, a resiliência — capacidade de superação — é o norte em meio à volatilidade. Para conseguir colocá-la em prática é preciso que os acontecimentos sejam traduzidos em informações.

As decisões tomadas neste estágio precisam manter as intenções da organização (valores e visão), sendo fortalecidas por comunicação efetiva.

Assim os profissionais liderados conseguem manter o foco no propósito, entendem e aderem ao processo de mudança, mantendo o engajamento e a produtividade.

#ADAPTAÇÃO

O mundo VUCA não dá espaço para verdades absolutas ou processos engessados. A zona de conforto não existe. Ser mutável é prerrogativa que precisa estar alicerçada pela agilidade dos processos.

Ações e métodos que deram certo no passado ou no presente não são garantia de acerto futuro. É preciso aprimorá-los constantemente e estar aberto para cogitar novas maneiras de se solucionar os desafios que surgirem.

#PERSPECTIVA

Diferentes interpretações dão amplitude ao contexto. Isso é positivo, pois, diminui os riscos, uma vez que aumenta a quantidade de informações sobre determinada situação, ao considerar variadas possibilidades.

Através de cenários e áreas de conhecimento distintas é possível levantar dados e alternativas que, em atuação setorizada ou individualizada, não seriam possíveis.

#INICIATIVA

Surpreender ao invés de ser surpreendido significa preparar e desenvolver apostas ao buscar constantemente informações de mercado que antecipem tendências e megatendências e, ainda assim, não ter garantias.

#mundovuca #vuca #desafiosdomundovuca #competênciasmundovuca #gestão #comportamentospositivos #grupofarrapos

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
Assine
Tags

© 2016 por Grupo Farrapos.