Quais valores te motivam?


Manter-se satisfeito e motivado com a sua rotina de trabalho é fundamental para uma carreira de sucesso. Porém, é preciso direcionar sua motivação para o caminho certo. Para isto, basta conectar seu trabalho aos seus valores motivacionais.

Mas como identificá-los? A resposta é observar os fatores que lhe causam mais energia e disposição para alcançar suas metas e conectá-los à sua carreira. Isso fará com que você descubra quais atividades profissionais lhe dão mais prazer.

Em sua 'Teoria de Valores Humanos Básicos', o psicólogo social Shalom Schwartz destaca seis valores motivacionais que servem como balizadores da nossa vida. Segundo a teoria, todos nós somos influenciados por pelo menos dois desses valores, cabendo a cada um de nós a conexão de nossa carreira com esses elementos. São eles:

1. TEÓRICO

Eliminar desigualdades é um objetivo para pessoas que possuem este valor. São indivíduos com fortes características filantrópicas. Geralmente estão ligados a atividades sociais como agentes, voluntários e treinadores.

2. SOCIAL Pessoas ligadas a este valor gostam de poder. São líderes por natureza e têm facilidade para persuadir e orientar pessoas. Diretores, coordenadores, gerentes e supervisores possuem este perfil.

3. INDIVIDUALISTA Este valor é atribuído a pessoas que apreciam a arte e a beleza. São indivíduos que encontram a satisfação em atividades ligadas a dança, música, esportes e publicidade.

4. ESTÉTICO Este valor refere-se a indivíduos que buscam grandes resultados financeiros. Geralmente são empreendedores, pessoas que criam produtos e desenvolvem serviços com foco no lucro. Vendedores, líderes e investidores possuem este valor.

5. UTILITÁRIO Pessoas que possuem este valor estão sempre em processo de aprendizado e em busca de conhecimento. Gostam de trabalhar com informação, desenvolver pesquisas e estudos. As carreiras mais indicadas para este perfil são: cientistas, professores, médicos e jornalistas.

6. TRADICIONALISTA Pessoas motivadas por este valor têm grande satisfação em disseminar ideias, conhecimentos e opiniões para outras pessoas. Treinadores, palestrantes, padre e pastores possuem este valor. Conteúdo adaptado: Grupo Farrapos

Fonte: InfoJobs

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
Assine
Tags