Comunicação assertiva na diminuição de conflitos no trabalho


Neste segundo post da série sobre as soft skills (habilidades pessoais), falaremos sobre a importância do desenvolvimento da comunicação assertiva para o profissional na redução de conflitos no trabalho.

Uma comunicação assertiva deve ser objetiva, direta ao ponto, honesta, sem ‘meias palavras’. Mas atenção! Assertividade não é agressividade. Segundo o IBC Coaching, assertividade é fazer com que o outro entenda com exatidão aquilo que queremos dizer. Pessoas assertivas são positivas, autoconfiantes, transparentes e se comportam com mais equilíbrio e segurança ao tomar decisões ou mediar conflitos. Posicionamentos assim permitem que a equipe trabalhe coesa, gerando mais resultados, individuais e coletivos.

Como reconhecer a comunicação assertiva:

Observe a seguinte colocação de um colaborador para seu gestor:

- Não suporto mais minha função nesta empresa; sou sempre explorado e sem nenhum reconhecimento.

Agora observe esta:

- Obrigada pelo reconhecimento ao meu trabalho até aqui, mas, me sinto sobrecarregado e isso tem reduzido minha produtividade. Por isso, é possível você avaliar a possibilidade de ter alguém que possa me ajudar? Acho que isso seria muito bom para mim e para a empresa.

Qual das duas colocações você acha mais assertiva? A segunda, não é mesmo?

Mas, a assertividade não deve vir apenas do colaborador para o gestor, mas também deste para aquele. Observe o feedback abaixo:

- Este trabalho está horrível! Por que você não consegue fazer a coisa certa?

Agora analise este:

- O trabalho, infelizmente, não está de acordo com o que foi solicitado. Há algo que eu possa esclarecer sobre ele para que você o refaça conforme as reais necessidades?

O segundo feedback é mais um exemplo de assertividade, pois expressa com clareza e cordialidade a insatisfação do gestor com o trabalho de seu subordinado.

Como se comunicar com assertividade?

Não é preciso ser um orador virtuose. Basta ser mais assertivo ao expor suas ideias. Nunca dê margem de dúvida a elas e você será um bom comunicador. Se há uma característica que faz você mais eficiente, tanto na vida profissional como na pessoal, é a assertividade. Portanto, aí vão algumas dicas imperdíveis do site IBC Coaching:

Tenha conhecimento do que fala

Evite falar sobre assuntos que você não tem um real conhecimento. Busque informações em fontes confiáveis, leia bastante, tenha domínio sobre a sua fala e treine sua capacidade de argumentação. Quando você aborda um tema não muito conhecido, seus argumentos podem ser fragilizados pelo ouvinte, caso ele tenha mais conhecimento que você.

Busque por capacitação

Para ter conhecimento sobre o que você fala, nada mais coerente do que buscar por capacitação constante sobre o seu trabalho e a função que você desempenha na empresa.

Saiba quando falar

Preste atenção quanto ao momento certo para você expressar a sua opinião. Mesmo se o que você tem a dizer for importante, você deve perceber a hora certa para manifestar suas ideias. Falar na oportunidade errada pode acabar comprometendo o seu discurso.

Seja intermediador

Caso alguém do seu ambiente de trabalho tenha dificuldade para se comunicar, ajude-o em tal tarefa e sempre motive todos a sua volta a potencializar as melhores formas para se comunicarem.

Seja claro e direto

Nada mais óbvio na comunicação assertiva, do que você ir direto ao ponto. Nesse sentido, exponha suas ideias sem perder tempo em detalhes, pois isso dispersa a atenção de quem está ouvindo. Porém, tenha cuidado para não deixar nenhuma informação importante passar, para que assim a outra parte compreenda bem o que você quer dizer e realize o trabalho conforme você está solicitando.

Cuidado com a linguagem

Muitas pessoas focam na linguagem escrita negando a devida atenção à linguagem oral. Quando não utilizada de forma adequada, a nossa fala pode gerar dupla interpretação, sendo assim, use argumentos claros, defenda seu ponto de vista com flexibilidade, aceite as críticas construtivas e não use gírias, abreviações ou palavras de baixo calão.

Expressão corporal

Fique atento à linguagem corporal, pois a comunicação também é formada pelo uso do corpo. Transmitimos mensagens e sinais o tempo todo durante uma conversa, nossos olhos e gestos também comunicam. Mostre-se seguro, tenha uma expressão corporal coerente com a sua fala, haja com naturalidade, controle suas emoções e demonstre calma em todo o seu discurso.

Use a empatia

Pense em como seria estar no lugar do outro enquanto se comunica. Dessa forma, você demonstra respeito pelo próximo e gera uma troca de informações eficaz. A comunicação assertiva, quando bem implementada, gera assuntos objetivos e relevantes.

Fonte de apoio: IBC Coaching

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
Assine
Tags