Pneu capta energia por fricção e monitora seu próprio sistema de pressão


Ele não pode alimentar a bateria do seu veículo, mas o novo pneu desenvolvido pela Universidade de Kansai, no Japão, pode captar energia para alimentar o sistema de monitoramento da pressão dos pneus e para outros dispositivos trabalharem.

Apresentada pela marca de pneus Falken, a nova solução usa a eletricidade estática, gerada quando o pneu roda, através da fricção com o solo. Uma tecnologia que serve tanto à sustentabilidade como à segurança do veículo e de quem o conduz.

O pneu exige poucas alterações na produção. Ele combina duas camadas de borracha cobertas por eletrodos e dois vinis de carga positiva e negativa afixados dentro do pneu. Assim, ele capta eletricidade enquanto roda e se desgasta.

Em 2015, a Goodyear também apresentou um conceito semelhante, o BH-03, que também gerava energia através do desgaste do pneu e da conversão do calor da borracha. Apesar de não ser o pioneiro, o pneu japonês parece estar mais próximo de uma produção em larga escala, por sua baixa complexidade de fabricação.

Fonte de pesquisa: Turbo

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
Assine
Tags

© 2016 por Grupo Farrapos.