29/8 | Dia Nacional de Combate ao Fumo - Tabagismo, uma doença pediátrica


Nesta data, convidamos todos os nossos colaboradores a juntarem-se à Campanha Nacional de Combate ao Fumo. Este ano, o desafio é conscientizar pais e mães farrapianos sobre a importância da prevenção firme e consistente ao tabagismo na infância, com foco no apoio social da escola e do lar.

Mais de 90% dos fumantes começam a fumar por volta dos 13 e 15 anos. Por isso o tabagismo é considerado uma doença pediátrica. Portanto, as ações de prevenção da iniciação precoce ao fumo devem ser iniciadas antes desta idade, entre o 6º e o 7º ano escolar, com o intuito de sensibilizar essas crianças quanto às consequências maléficas causadas pelo uso de tabaco – tanto por meio do cigarro, como do cigarro de palha, do narguilé e cigarros eletrônicos.

O QUE É O TABAGISMO

É uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. Esses produtos matam, todos os anos, seis entre cada dez consumidores, resultando em sete milhões de mortes, além de um custo global com perda de saúde e produtividade para os governos da ordem de 1,4 trilhões de dólares. Só no Brasil, mais de 400 pessoas morrem diariamente em decorrência da dependência a nicotina.

São mais de 150 mil mortes anuais que poderiam ser evitadas por meio da prevenção, além de um custo médico e de produtividade de mais de 55 bilhões de reais. Segundo o Ministério da Saúde, todos os anos, quase 35 mil pessoas morrem por doenças cardíacas. Já as mortes por Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) alcançam mais de 30 mil pessoas. O câncer de pulmão mata quase 24 mil pessoas; e outras 17 mil por fumo passivo.

PREVENÇÃO DO FUMO NA INFÂNCIA - TUDO COMEÇA DENTRO DE CASA

Você é fumante e não consegue largar o vício? Pelo menos não deixe o cigarro onde possa ser visto por seus filhos;

Aborde o assunto com os filhos de forma honesta e clara;

Pais fumantes, reconheçam o vício e não o banalize;

Desde 2008 é proibido por lei fumar nas escolas. Exija dela um monitoramento sério deste hábito nocivo;

Evitem cigarro dentro de casa, para que seus filhos, especialmente os de até 2 anos de idade, não se tornem fumantes passivos e desenvolvam doenças respiratórias e alergias.

Siga essas regras simples e garanta a saúde dos pequenos, evitando que eles se tornem fumantes precoces.

Jogue fora o tabaco e construa um futuro com saúde para suas crianças e sua família!

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
Assine
Tags

© 2016 por Grupo Farrapos.