Inovação, mobilidade e futuro do transporte marcam a Fenatran 2019


Com mais de R$8,5 bilhões em negócios gerados e 450 expositores, a Fenatran 2019 ficará na história das grandes feiras do setor de transporte e logística. Realizada em São Paulo em conjunto com a Movimat (feira de logística), os dois eventos reuniram mais de 62 mil visitantes, executivos e compradores de 55 países, entre os dias 14 e 18/10.

Uma das razões para o sucesso da feira foram as inovações apresentadas, relacionadas a tecnologia, novos combustíveis e novos serviços voltados ao transporte. Além disso, debates e palestras deram foco no futuro do transporte e da mobilidade urbana.

Muitas soluções trazidas ao mercado brasileiro já são realidade em outros países, como os caminhões elétricos, movidos a gás natural e hidrogênio, de condução semi-autônoma; e os modelos exclusivos de caminhão que ainda não estão à venda, como o Iron Knight, por exemplo, o veículo mais rápido do mundo, da Volvo Trucks.

Foto: Divulgação Volvo Trucks

Fabricado para bater recorde de velocidade, esse caminhão já quebrou recordes na Europa, em arrancadas de 500 e 1.000 metros, sendo equipado com motor D13 e caixa de câmbio I-Shift de dupla embreagem, com potência de 2.400 cavalos e torques de 6.000 Nm. O motor obteve alterações para alcançar essa potência, como a adição de quatro turbinas e três radiadores.

Segundo seu fabricante, o teste de desempenho foi realizado em uma pista no norte da Suécia, onde o caminhão fez 1.000 metros em 21,29 segundos e com 169 km/h de média. Nos 500 metros, o Iron Knight atingiu um tempo de 13,71 segundos e 131,29 km/h de velocidade média. A velocidade máxima alcançada foi de 276 km/h.

Fontes de pesquisa: Fenatran | Volvo Truks

Foto capa: Fenatran

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
Assine
Tags