SolarOnTop - Economia de combustível com a força do sol


No início do ano que vem, muitos dos 145 mil caminhões que compõem a frota da Holanda estarão rodando equipados com energia limpa, para economizar diesel em até 2.300 litros por ano (5,5%), evitando a emissão de 6 toneladas de CO2.

Os caminhões contarão com um sistema fotovoltaico de placas solares, leves e flexíveis, instalado no teto do baú, para converter luz solar em energia elétrica e alimentar as baterias dos veículos para diversos fins. Entre eles, o de fazer funcionar o sistema de refrigeração, ligar a televisão e a geladeira ou carregar o celular, mesmo durante a noite.

Fabricado pela startup holandesa IM Efficiency, o SolarOnTop é uma inovação tecnológica que pretende solucionar de forma simples o problema do alto consumo de combustível, que hoje vem sendo tratado sem muito sucesso pelas montadoras.

Para funcionarem em veículos movidos a diesel, o alternador e outros sistemas que rodam junto com o motor utilizam certa quantidade de energia produzida pela queima do combustível. Com o sistema SolarOnTop, esses periféricos são eliminados e toda a energia do motor vai para as rodas do caminhão, que, consequentemente, gastará menos combustível para operar.

Segundo a empresa, graças aos métodos de carregamento inteligentes deste novo sistema, a vida útil da bateria do caminhão é mais longa. Além disso, a comunicação inteligente na nuvem fornece ao proprietário uma visão clara do desempenho do SolarOnTop.

Conteúdo: Grupo Farrapos

Fonte de pesquisa: IM Efficiency | Blog do Caminhoneiro

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
Assine
Tags