Conheça os 7 princípios da ONU para igualdade de gênero nas empresas

A consciência da necessidade de comprometimento com os princípios de igualdade entre homens e mulheres na construção de um ambiente corporativo mais igualitário e plural cresce entre as empresas, de todos os setores, no mundo inteiro.
Uma das razões mais fortes para este engajamento está no fato de que a equidade de gênero faz parte da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas). No mercado automotivo, por exemplo, não é diferente. Para Adriana Carvalho, gerente da ONU Mulheres (entidade das Nações Unidas para Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres), é essencial ter mais empresas deste segmento comprometidas com os princípios de empoderamento da mulher.
Demonstrando a mesma compreensão e estimuladas pela Rede AB Diversidade (área da Automotive Business que realiza estudos sobre diversidade no setor automotivo), diversas empresas influentes encamparam esses princípios e assinaram recentemente compromisso de equidade de gênero com a ONU. Entre as mais influentes, estão a Associação dos Fabricantes de veículos (Anfavea) e a Mercedes-Benz.
A assinatura dos Princípios de Empoderamento Feminino prevê o compromisso das empresas privadas com sete princípios:
1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero; 2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não discriminação; 3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa;
4. Promover a educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres; 5. Apoiar o empreendedorismo feminino e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing; 6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social; 7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da equidade de gênero.
Fonte de pesquisa: Automotive Business