top of page

Museus e plataformas virtuais preservam a memória e a cultura do Transporte no Brasil


O Brasil ainda não se igualou às nações mais desenvolvidas, no que diz respeito à preservação da memória da sua evolução no tempo, em todos os setores – social, econômico e cultural. Prova disso é a existência de poucas instituições responsáveis por manterem viva a história do país.

Na área de Transportes não é diferente. Ainda é pequeno o número de museus que têm a missão de preservar e divulgar a memória e a cultura do transporte brasileiro, a despeito de sabermos o quanto a mobilidade de bens e pessoas é essencial para a evolução de um povo e para a competitividade da economia.

Atualmente, existem por aqui poucas instituições ligadas à preservação da memória do nosso transporte. Entre elas, e, funcionando ativamente, podemos citar o Museu SP Trans dos Transportes Públicos Gaetano Ferolla, em São Paulo, o Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, e o Memorial da Segurança no Transporte, em Curitiba (PR). Além da versão web desses museus, também é possível visitar o Museu Virtual do Transporte Urbano, gerido pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).

Com o anúncio recente da criação do portal “Memória do Transporte Brasileiro”, pela Fundação Memória do Transporte (Fumtran), a ser desenvolvido já neste ano, aumenta a esperança por mais fontes de conhecimento sobre o tema, para o mercado e a população em geral. Segundo a Fundação, o museu virtual reunirá um acervo inicial de, aproximadamente, 20 mil itens digitalizados para consulta pública, via internet. Serão disponibilizados conteúdos diversos, como fotos, vídeos, áudios, entrevistas e documentos que permitirão aos visitantes entenderem a importância da mobilidade para o desenvolvimento de um povo e de sua economia.

Viajando no tempo

Quer viajar no tempo e conhecer mais sobre o nosso país acompanhando o desenvolvimento dos meios de transporte desde as épocas remotas até hoje? Então aproveite para visitar os museus abaixo:

MUSEU HISTÓRICO NACIONAL (RJ)

O museu mantém em seu acervo permanente a exposição Do Móvel ao Automóvel: Transitando pela História, que resgata veículos de transporte terrestre, tração humana e animal que circularam pelas ruas do país, sobretudo no Rio de Janeiro. Trata-se de uma das mais importantes coleções do gênero no Brasil, na qual podem ser vistas liteiras, berlindas, carruagens e até um dos primeiros automóveis a circularem na primeira década do século XX. Ao todo, são apresentadas ao público 29 peças.

Tel.: (21) 3299-0324.

Foto: José Caldas | Museu Histórico Nacional

MUSEU SP TRANS DOS TRANSPORTES PÚBLICOS GAETANO FEROLLA (SP)

O Museu dos Transportes de São Paulo mostra a história do transporte público da metrópole, com veículos, fotos e livros sobre sua trajetória e as mudanças pelas quais os carros passaram, diante do crescimento da cidade. Há pouco mais de 145 anos, o transporte ainda não era motorizado, a tração era animal, não havia portas, e os veículos eram ainda feitos de madeira. São preciosidades assim que vemos neste museu. Destaques para o bonde de tração animal e o ônibus Double Decker, além de centenas de fotos e documentos.

Telefone: 11 3315-8884

Ônibus Double Decker, de dois andares, 1987 - Foto via Turismo Cultura Mix

É um caminhão? Não, é um papa-fila

O Museu Virtual da SP Trans, também disponibiliza diversas fotos antigas, incluindo os ônibus semirreboques, como o famoso ‘papa-filas’, que transportava diariamente milhares de paulistanos.

Foto: Museu Virtual do Transporte

MUSEU VIRTUAL DO TRANSPORTE URBANO

Gerido pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). História e desenvolvimento do transporte urbano ao longo das civilizações, especialmente, das cidades brasileiras. A evolução do transporte, desde a técnica de rolagem de troncos, passando pela descoberta da roda até os tempos modernos. Os veículos mais antigos das principais cidades brasileiras, a arte no transporte, os pioneiros e o transporte no Brasil, as eras clássicas e contemporâneas e muito mais.

Caminhão Misto Chevrolet (1948) sobre o qual foi montada uma carroceria de madeira com 3 boléias. Destinava-se ao transporte de carga e passageiros entre Fortaleza e Russas, no Ceará. Pertencia a Jaime Gomes da Silveira

Caminhão Misto Fortaleza (1950). O veículo da foto é um caminhão que realizava transporte de passageiros e cargas em Fortaleza no ano de 1950. O modelo é um caminhão Fargo - uma divisão da Chrysler- Plymouth do Canadá - e tinha motor Dodge de 6 cilindros. Pertencia a Pedro dos Santos Uchoa (atualmente Empresa Uchoa) e fazia a linha Fortaleza-Pentecoste

MEMORIAL DA SEGURANÇA NO TRANSPORTE (PR)

O Memorial da Segurança no Transporte é um espaço único no Brasil. Localizado em Curitiba (PR), ele reúne história e tecnologia para oferecer aos visitantes experiências que mudam comportamentos no trânsito.

Principais atrações:

– Simulador de capotamento; – Simulador de “crash-test”; – Bafômetro; – Ônibus biarticulado suspenso (foto acima).

Foto da capa: Memorial da Segurança no Transporte

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
Assine
Tags
bottom of page