Dicas da neurociência para ser produtivo em home office


Em tempos de isolamento social pela Covid-19, trabalhar em home office tem sido a solução para muitas empresas e trabalhadores. Para quem já está acostumado a este modelo, as tarefas costumam ser cumpridas normalmente, como se a pessoa estivesse na empresa. Mas, como ser produtivo trabalhando de casa, se você nunca teve esta experiência?

Em entrevista ao blog VivaBem, do UOL, a neurocientista Thaís Gameiro, da Nêmesis Neurociência Organizacional, lembra que as informações do local em que trabalhamos são assimiladas por nós de forma inconsciente. Portanto, mudar de ambiente e de rotina faz o cérebro ‘estranhar’, podendo interferir na produtividade. A boa notícia é que o nosso cérebro é capaz de criar novas conexões e incorporar novos hábitos para potencializar o trabalho em casa.

Algumas dicas da neurociência podem ajudar nesta tarefa:

1. Mantenha a mesma rotina do dia a dia, acordando e começando a trabalhar nos horários de sempre. Dormir demais vai atrasar suas atividades domésticas, sobrepondo-as ao seu trabalho. Acredite, é um efeito dominó.

2. Trabalhe sempre no mesmo local da casa, deixando tudo o que você precisa à mão, mas de forma organizada e somente o essencial. O córtex do nosso cérebro é sensível à poluição visual.

3. Jamais use pijamas no seu home office, pois, inconscientemente, você será remetido a relaxamento e cansaço. Vista uma roupa confortável, mas apresentável, caso precise fazer uma vídeo conferência.

4. Pare o trabalho sempre no mesmo horário, se possível, e, em seguida, busque uma atividade de lazer. Cansaço e estresse prejudicam a sua cognição.

5. Segundo a professora da Especialização em Neurociência e Psicologia Aplicada da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Camila Campanhã, a capacidade de fazer várias tarefas simultaneamente é um mito. O cérebro apenas alterna o foco de uma coisa para outra, em um processo que gasta recursos e causa sobrecarga cognitiva. Portanto, faça uma coisa de cada vez. Diferencie demandas familiares e de trabalho.

6. Esteja no controle do seu trabalho, estabelecendo regras claras para você e sua equipe (se houver), mesmo à distância.

7. Não se isole ainda mais. Trabalhar de forma colaborativa é muito motivador, mesmo que à distância. Mostre-se disponível e saiba pedir ajuda.

Fonte: VivaBem | Leonardo Valle

Conteúdo adaptado: Claudia M Rachid

Siga
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
Assine
Tags